SESSÃO ITINERANTE - CRISTALINA (CANCELADA): 01/12 - 18H30

25/03/2009

Alexandre Gevaerd esclarece na Câmara problemas e soluções para Brusque

O Secretário de Planejamento e Diretor da B-Trans, Alexandre Gevaerd esteve na Sessão Ordinária da Câmara de Brusque na noite de terça-feira, 24 de março para abordar os principais problemas de infra-estrutura do Município e algumas soluções projetadas pela Administração Municipal, inclusive para o trânsito.  Gevaerd foi convidado através de requerimento apresentado pelos Vereadores Edson Rubem Muller, do PP e Valmir Coelho Ludvig, do PT e aprovado pelos demais parlamentares brusquenses.

Durante pouco mais de 45 (quarenta e cinco minutos), Alexandre Gevaerd, abordou temas relacionados às obras planejadas a título de aprimoramento urbanístico no trânsito e para o desenvolvimento urbano da cidade. Respondeu também alguns questionamentos efetuados pelos Senhores Vereadores. Gevaerd afirmou inicialmente que seu objetivo principal era fornecer aos Vereadores e ao público presente à sessão, um panorama da situação de Brusque em termos de ocupação ou urbanização e de trânsito e transporte.

Definiu que tanto a ocupação quanto o trânsito e o transporte estão interligados, porque tanto a ocupação quanto o trânsito interagem entre si. Alexandre Gevaerd acrescentou ainda que uma de suas intenções no encontro era pedir apoio dos Vereadores para os projetos e programas a serem desenvolvimentos pela municipalidade visando à reconstrução e recuperação da cidade, implantando um novo modelo de empreendimentos, um novo de ocupação e principalmente um novo modelo de comportamento. Este apoio ainda segundo o Secretário de Planejamento é imprescindível para a execução dos projetos a serem apresentados.

Além da reurbanização dos espaços públicos já existentes, inclusive com a adoção de novos layouts para os edifícios, sinalização, arborização, ajardinamentos e painéis informativos e educativos, o Secretário de Planejamento afirmou que no trânsito é necessário criar uma nova rota de circulação para caminhões, que em sua visão, estão muitos soltos no trânsito de Brusque. Várias alterações no trânsito estão sendo estudadas e uma reestruturação importante deverá ser realizada muito em breve. Com relação à rota de Caminhões, Alexandre Gevaerd disse que a Avenida Beira Rio não é a via adequada para esta rota e sim as Rodovias Antônio Heil e Ivo Silveira, muito menos a João Bauer. Os caminhões admite Gevaerd terão que desviar o trânsito das Avenidas Cyro Gevaerd, Martin Luther e Eduardo Von Büettner, vias que entende não serem compatíveis com o peso de um caminhão de calcário que chega a 50 toneladas.

O Secretário de Planejamento, Alexandre Gevaerd respondeu a perguntas efetuadas pelos Vereadores Dejair Machado, Ademir Braz de Sousa, Eduardo Hoffmann, Alessandro André Moreira Simas, Edson Rubem Muller, Jonas Oscar Paegle, Celso Carlos Emydio da Silva, Valmir Coelho Ludvig, Roberto Pedro Prudêncio Neto e Vilmar Bunn. Confira abaixo a gravação da explanação do Secretário.

Áudio Relacionado

• Arquivo temporariamente indisponível