11/03/2009

Ludvig faz alerta quanto a necessidade de preservar o meio ambiente

Em meio a sessão legislativa de terça-feira, 10, o vereador Valmir Ludvig (PT) revelou que na condição de professor, tem orientado seus alunos quanto a importância de preservar o meio ambiente. "Sempre digo que um lápis inteiro, um lápis pela metade ou apenas um toquinho de lápis, cumprem o mesmo papel, pois independente do tamanho, eles escrevem igual. Mas, o que se percebe e não só nas escolas, é que quando o lápis fica pequeno, as pessoas costumam jogar fora. Chamo atenção das crianças também, para que não joguem folhas brancas no lixo, quando ainda é possível utilizar o seu verso. Parece uma coisa pequena, mas são atitudes como estas que precisamos tomar daqui pra frente em relação ao meio ambiente, em relação a uma nova postura perante o planeta. E isso não é discurso apenas, isso tem que acontecer na prática", frisou o vereador.

Ludvig observou que muitas pessoas só defendem a causa em momentos isolados, como durante a ‘Semana da Árvore', por exemplo. "Não adianta fazer muito discurso, se na prática a gente não buscar as mudanças. É preciso mudar o costume de a cada virada de ano, os estudantes comprarem todo o material escolar novo. Para quê uma caixa de lápis nova, se os lápis do ano anterior permanecem em bom estado de uso. O artista não joga a tinta fora a cada virada de ano e sim aproveita até o final. Esse novo sentido de aproveitar as coisas ao máximo e reciclar o que for possível, como diminuir o uso de papel e plástico, é o que precisamos adotar daqui pra frente", justificou o parlamentar, informando, que na condição de presidente da Comissão de Meio Ambiente, deverá convocar uma audiência pública para discutir a implementação de projetos que venham trabalhar a conscientização da população num todo.

"Venho recebendo várias ligações denunciando pessoas, que mesmo nesta situação de calamidade por qual passamos, insistem em colocar máquinas nos morros, trazendo barro para as estradas e fazendo com que entre lama nas casas das famílias. É preciso dar um basta nisso", concluiu.

Em aparte, o vereador Alessandro Simas (PR) manifestou apoio ao pronunciamento de Ludvig. "Estamos no limite e precisamos nos unir para juntos com a Fundema, Ibama, Fatma, Movimento Estudantil, Sindicatos e outras Entidades encontrar a solução. De repente, tenhamos que tomar atitudes muitas vezes mal vistas, já que refletem no bolso de algumas pessoas, mas é preciso pensar no bem comum e evitar os grandes prejuízos que vêm sendo provocados de forma desordenada", considerou Simas.