AGENDA

SESSÃO ORDINÁRIA: 29/11 - 17H

SESSÃO ITINERANTE - CRISTALINA: 01/12 - 18H30

imprensa

14/04/2010

Jonas Paegle requer que Hemosc faça coletas de sangue em Brusque

A dificuldade enfrentada diante da falta de sangue na cidade foi tema do pronunciamento de Jonas Paegle. “Temos um Banco de Sangue no Hospital Azambuja que serve os três hospitais da cidade e o problema é que geralmente aparecem pacientes que precisam fazer cirurgias eletivas, cujo sangue é do tipo O negativo ou de outro tipo difícil de ser conseguido, sendo que até mesmo o Hemosc em Blumenau não tem a quantidade necessária para disponibilizar. Nossa preocupação é no sentido de que haja em Brusque um posto de coleta, para que essas famílias que precisam de sangue, principalmente, os tipos mais raros, possam conseguir doadores aqui na cidade e não precisem se deslocar até Blumenau para doar o sangue”, explicou.

O vereador sugeriu envio de mensagem ao Hemosc solicitando que disponibilize um posto de coleta aqui na cidade pelo menos alguns dias na semana a fim de servir a comunidade, os hospitais, o centro cirúrgico e os pacientes. “Digo isso porque na semana passada um motoqueiro acidentou-se e foram necessários 17 frascos de sangue para deixar ele com vida. Imagine o volume de sangue necessário apenas para esse paciente. A sorte é que o tipo de sangue dele era um tipo comum”, observou Jonas, lembrando ainda que há algum tempo, o Hemosc realizava campanhas de coleta em empresas e escolas. De acordo com o parlamentar, doar sangue é um ato nobre e muitas pessoas estão dispostas a colaborar, porém, é preciso, disponibilizar a elas a estrutura adequada para isso.

Outro assunto abordado por Jonas foi em relação a telefonia móvel na área onde está localizado o Hospital Azambuja. “É um Centro Turístico que concentra o Santuário, o Museu e o Hospital, além de várias residências. Trata-se de um local de grande movimentação de pessoas e infelizmente, o telefone celular não funciona. Portanto, é fundamental que a Anatel tome uma providência e melhore o sinal da telefonia móvel naquela região, quem sabe através da instalação de uma torre”, declarou.

Áudio Relacionado

  • Arquivo temporariamente indisponível

Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;

veja também