SESSÃO ITINERANTE - CRISTALINA: 01/12 - 18H30

17/03/2010

Jonas Paegle chama atenção para armazenamento de remédios

O armazenamento de medicamentos que devem ser mantidos em temperatura entre 15 e 30 graus foi assunto abordado por Jonas Paegle na noite de terça-feira, 16. O vereador manifestou-se preocupado com a forma como determinados remédios vêm sendo armazenados nos Postos de Saúde. “Medicamentos como Captopril e Capotem devem ser mantidos entre 15 e 30 graus de temperatura, mas em janeiro atingimos 40 graus de temperatura e sei de remédios que ficaram expostos nos Postinhos a essa temperatura elevada. Desta forma, o medicamento perde a bioequivalência, a bioatividade. E assim, vemos os pacientes tomando o comprimido, mas a pressão não fica controlada. Portanto, precisam ser melhor armazenados para que o produto seja conservado e tenha o efeito desejado. Vejo que há um desleixo e é preciso tomar alguma providência”, alertou Jonas.

Eduardo Hoffmann em aparte, considerou que tem recebido reclamações também em relação a distribuição de medicamentos similares. “Há falta de remédios receitados pelo cardiologista, por exemplo, e então é oferecido um similar, porém, nem sempre o remédio similar é aceito pelo cardiologista ou faz o mesmo efeito”, argumentou.

Também em aparte, Valmir Ludvig observou que nunca houve climatização nos Postos de Saúde e que os medicamentos sempre foram armazenados desta forma. “Entendo importante a colocação do vereador e faço o registro de que já existe uma movimentação no sentido de reformar os Postos de Saúde e proporcionar a armazenagem adequada dos remédios”, garantiu.

Áudio Relacionado

• Arquivo temporariamente indisponível