AGENDA

AUDIÊNCIA PÚBLICA - Políticas públicas para o Esporte : 05/06 - 18H

SESSÃO ORDINÁRIA: 06/06 - 17H

imprensa

10/03/2023

Requerimento

André Rezini reforça pedido por melhorias na fiscalização de calçadas em toda a cidade

Destaque

O vereador André Rezini discursa na tribuna da Câmara Municipal. Arquivo/Câmara Brusque.

O vereador André Rezini (Republicanos) retomou na tribuna da Câmara Municipal uma cobrança que tem sido direcionada de maneira recorrente à Prefeitura pelo Legislativo brusquense: a melhoria na fiscalização das calçadas em localidades espalhadas por todos os bairros de Brusque. Ele formalizou o pleito por meio do Requerimento nº 26/2023, aprovado durante a sessão ordinária desta terça-feira, 7 de março.

“Nós entendemos que a responsabilidade de fazer a calçada ou mantê-la em ordem é de cada morador, mas infelizmente a coisa não acontece”, disse o parlamentar ao discutir o requerimento. “No Ibplan [Instituto Brusquense de Planejamento], o Leo [Leonardo Schmitz, diretor-presidente do órgão] vem fazendo um grande trabalho, dentro das possibilidades dele, só que, pelas calçadas de toda a cidade, numa parte dá pra caminhar, em outra parte não, e isso é de ponta a ponta, de bairro a bairro”, acrescentou.

“A Prefeitura faz a obra e depois cobra do morador”

“Precisamos fazer algo, quem sabe até bolar mais uma lei para punir ou a Prefeitura faz a obra e depois cobra do morador, pra padronizar, porque as calçadas da nossa cidade não são padronizadas ainda, cada um faz de uma maneira e quem acaba pagando o pato é a comunidade. É uma situação desagradável. Nem vou falar da questão visual, que também é importante”, prosseguiu o vereador.

“Caso não dê para iniciar com as metragens menores, de dez, 12 metros, em frente às casas em que as pessoas não têm condições de fazer a calçada, precisamos cobrar principalmente de quem tem uma metragem maior de terreno. Tem terrenos com 100 metros de frente, ou até mais, sem calçada, com o mato tomando conta. Se o cidadão tem um terreno com 500 metros, ou até um quilômetro de frente, com certeza ele tem condições financeiras pra fazer a calçada”, enfatizou. “Vou continuar cobrando essa questão até que possamos efetivamente minimizar esse problema aqui no município”. 

    Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;

    veja também