AGENDA

SESSÃO ORDINÁRIA: 04/04 - 17H

imprensa

03/03/2023

Institucional

Em Penha, vereadora Marlina representa o Legislativo brusquense no evento “Mulheres na Política”

Destaque

A vereadora Marlina Oliveira discursa na Câmara Municipal de Penha. Foto: Victor Miranda/Câmara de Penha.

A vereadora Marlina Oliveira (PT) representou a Câmara Municipal de Brusque na roda de conversa “Mulheres na Política”, realizada pela Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Câmara Municipal de Penha, no Litoral Norte do estado. Alusivo aos 91 anos do voto feminino do Brasil, comemorado em 24 de fevereiro, o encontro ocorreu na última terça-feira, 28, no plenário daquela casa legislativa.

Na oportunidade, Marlina destacou a relevância histórica de Antonieta de Barros, professora e jornalista catarinense que foi a primeira deputada estadual eleita no Brasil e que dá nome à sala da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Penha. “Ela se colocou como candidata e se tornou a primeira deputada estadual negra do país e de Santa Catarina, sendo eleita e reeleita. Antonieta é um símbolo para a mulher na política de Santa Catarina e do Brasil, seja ela uma mulher branca ou negra. Naquele contexto em que a mulher não era presença, ela já estava lá representando as pautas femininas”, disse.

A parlamentar também exaltou a importância do ponto de vista feminino para a elaboração e o aprimoramento de políticas públicas. “A gente quer de fato falar por nós mesmas, assumir os nossos lugares nos diferentes espaços da sociedade para que o nosso olhar consiga se traduzir em ações que tornem a vida das mulheres menos desigual. A mulher na política, e em qualquer outro espaço de poder e de tomada de decisão, é um sinal de que estamos avançando na democracia, na superação histórica da desigualdade social que existe entre homens e mulheres”, defendeu. “A nossa presença contribui para que, junto dos homens, a gente crie uma sociedade menos desigual”.

Também contribuíram para a discussão Aline Vasty Ferrandin, juíza titular da Vara Única da Comarca de Penha, Maria Juraci Alexandrino (MDB), vice-prefeita de Penha, Regiane Severino (MDB), ex-vereadora e primeira procuradora especial da PEM, Nadja Zanol, ex-assessora parlamentar da Câmara de Penha, e Stephany Ribeiro, aluna de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e servidora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Penha. O evento foi mediado pelo procurador especial da mulher, vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), e o procurador adjunto da PEM, vereador Mário Moser (União). Além deles, prestigiaram a iniciativa os vereadores de Penha Maurício da Costa (MDB), Antônio Cordeiro Filho (MDB) e Everaldo Dal Pozzo (PL). As informações são do Departamento de Comunicação da Câmara de Penha.

    Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;

    veja também