24/11/2022

Jean Dalmolin destaca importância dos parquinhos públicos infantis para o lazer social

O vereador Jean Dalmolin (Republicanos) abriu seu pronunciamento durante a sessão ordinária desta terça-feira, 22 de novembro, destacando a importância dos parquinhos públicos infantis para o bem-estar social no município. “Precisamos desses espaços de lazer para as famílias e as crianças”, defendeu o parlamentar.

Nos telões do plenário, ele exibiu imagens de equipamentos instalados na Praça Engelberto Baumgartner, no Jardim Maluche, na Praça do Bruschal e na Praça da Travessa Dom Joaquim. Sobre este último lugar, comentou: “A gente está solicitando [à Prefeitura], a pedido da comunidade, já que o parquinho fica muito próximo da estrada geral, uma cerca e redutores de velocidade”.

Até o final deste ano, acrescentou, o Loteamento Jardim Azaleia, as praças dos bairros Souza Cruz e Santa Rita, e o Parque da Caixa d’Água também serão contemplados com novos parquinhos. “O Parque da Caixa d’Água, como todo mundo sabe, aos sábados, domingos e feriados é bastante frequentado por toda a população, várias famílias vão lá com suas crianças e com certeza têm que ter um espaço adequado, brinquedos e um parque em bom estado”, observou.

Para 2023, prosseguiu Dalmolin, a administração municipal analisa a implantação de parquinhos na rua Boêmia e no Loteamento Dom Nelson, no bairro Limeira, e nos bairros Cedro Alto e Volta Grande. Além disso, o governo prevê a instalação de parques para maiores de 12 anos, a exemplo de modelos observados em países como a Argentina. “A sugestão é que talvez fosse criado um no Parque das Esculturas”, disse o edil sobre a ideia oficializada na Indicação nº 316/2022.

Campanha “Obra Saudável e Segura”

Num segundo momento, o vereador relatou ter participado de uma reunião promovida pelo Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Sinduscon) para a criação de um grupo de trabalho, com representantes de diferentes órgãos e entidades, para realizar em Brusque a campanha “Obra Saudável e Segura”. O foco da iniciativa será a conscientização de construtores e funcionários da construção civil para o descarte correto de resíduos de construções e a manutenção dos canteiros de obras. Um material informativo, com esclarecimentos sobre o assunto, deverá ser produzido e distribuído ao público-alvo.

A campanha surge do desdobramento de uma proposição de autoria de Dalmolin, o Requerimento nº 152/2022. “Agradeço ao Sinduscon por ter atendido o nosso pedido e esperamos que realmente os construtores e os trabalhadores se conscientizem”, concluiu o republicano.