AGENDA

SESSÃO ORDINÁRIA: 29/11 - 17H

SESSÃO ITINERANTE - CRISTALINA: 01/12 - 18H30

imprensa

28/09/2022

Pronunciamento

Eder Leite reivindica apoio à causa animal: “Protetores independentes ficam ‘secando gelo’. É complicado”

Destaque

Em indicação ao Poder Executivo, o vereador Eder Leite (DC) solicita ao prefeito Ari Vequi (MDB) que, por meio da Secretaria de Saúde, seja estudada a viabilidade de produção de informativos semestrais sobre as atividades realizadas em prol da causa animal, como o número de castrações, acolhimentos, denúncias e outras. Ele requer, também, que o governo amplie a publicidade de ações e programas relacionados ao tema, com ênfase para os canais de denúncia de maus-tratos e campanhas de castração. O edil discorreu sobre o pedido durante a sessão ordinária desta terça-feira, 27 de setembro, ocasião em que a proposição foi apresentada.

Nos telões do plenário, Leite exibiu fotos de cachorros que resgatou, relatando situações de acolhimento e encaminhamento de animais para tratamentos de saúde em clínicas veterinárias. “Fui resgatando e acumulando animais desde 2007. São animais de rua. Hoje em dia, até os que são de raça muitos não querem, alguns por estética ou coisa do tipo. Às vezes, adotam por impulso nas feirinhas”, declarou.

“Fiz essa indicação ao prefeito para que ele possa dar uma atenção melhor aos bichinhos que estão na rua, fazer mais campanhas de castração, porque o preço é muito caro, é um absurdo”, constatou. “Protetores independentes ficam ‘secando gelo, limpando carvão’. É complicado. Tu ajuntas dez animais e para doar um é difícil. Precisava de um apoio muito grande da Prefeitura e das autoridades para essa causa, porque até quem tem condições não castra, prefere buscar meios de fazer de graça”.

Em apartes, manifestaram-se Jocimar Santos (DC) e Rogério dos Santos (Republicanos). “Parabéns por defender a sua causa. Eu acho que isso é a democracia. Pode ter certeza que vamos dar continuidade à sua bandeira”, disse seu correligionário. “Só tenho que externar minhas congratulações pelo trabalho que você desenvolve, por esse dom que você tem, muitas vezes deixando da família e de outros afazeres para se dedicar ao bem comum”, frisou o republicano.

Leite permanece no cargo de vereador até o final deste mês, em substituição ao titular da vaga, André Vechi.   

    Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;

    veja também