AGENDA

SESSÃO ORDINÁRIA: 29/11 - 17H

SESSÃO ITINERANTE - CRISTALINA: 01/12 - 18H30

imprensa

23/09/2022

Segurança no Trânsito

Vereador alerta para necessidade de fiscalização de caminhões que transportam contêineres em Brusque

Destaque

Por meio de requerimento aprovado pelo plenário da Câmara Municipal nesta terça-feira, 20 de setembro, o vereador Jean Dalmolin (Republicanos) solicita que o prefeito Ari Vequi (MDB) promova a fiscalização, por meio de blitz e ações correlatas, dos caminhões que efetuam o transporte de contêineres no perímetro urbano de Brusque.

Na proposição, o parlamentar indica que “as ações fiscalizatórias poderão ser realizadas pela Guarda de Trânsito em conjunto com a Polícia Militar e demais órgãos responsáveis, com o intuito de verificar a documentação dos veículos, eventual excesso de peso, estado de conservação de pneus, suspensão, tacógrafo, sinalização e do sistema de fixação dos contêineres, dentre outros itens”.

O texto destaca, ainda, que “o assunto é objeto de preocupação por parte da sociedade, diante do considerável número de acidentes envolvendo tais veículos no município e em cidades vizinhas” e defende que “uma atuação fiscalizatória mais incisiva garantirá maior segurança aos pedestres e condutores”.

Na tribuna, Dalmolin chamou a atenção para os riscos que caminhões carregados de contêineres têm representado para o trânsito. “Mais uma vez, hoje, aconteceu um acidente na Beira Rio com um contêiner. Algumas pessoas entraram em contato. A preocupação é grande, tendo em vista a frequência [de fatos similares na avenida]”, disse. “No último ano, quatro contêineres tombaram na Beira Rio, mas a gente não está vendo preocupação em relação a esses caminhões. Graças a Deus, por enquanto, não houve nenhum ferido ou vítima fatal”, emendou. “A gente sabe da importância do trabalho dos caminhoneiros e dos empresários, mas a segurança está sendo deixada de lado”.

Em aparte, Jean Pirola (PP) colaborou com o debate: “Não só a questão dos contêineres, mas várias outras situações deveriam ser revistas, como o peso dos caminhões que passam por aqui. As nossas pontes não caem porque passa o carro pequeno, e sim pela quantidade de peso que passa por elas. A gente vê que no dia a dia está bem complicado”.

Alessandro Simas (PP) se manifestou em seguida: “Acredito que todos [os vereadores] receberam várias mensagens de pessoas preocupadas com esses acidentes que vêm ocorrendo na Beira Rio. Pedi inclusive que fosse feito um ofício, via gabinete, ao comando da Polícia Militar, para que faça um serviço de fiscalização em relação aos veículos maiores. Outra ideia é que caminhões grandes não utilizem mais a Beira Rio, mas a rodovia Antônio Heil, assim que a terceira pista estiver pronta no trecho municipal”.

Dalmolin concordou: “Esperamos que essa obra venha a trazer certo benefício, principalmente com relação a esses grandes caminhões”. 

    Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;

    veja também