AGENDA

SESSÃO ITINERANTE - CRISTALINA (CANCELADA): 01/12 - 18H30

imprensa

15/09/2022

Pronunciamento

Jean Pirola reforça a necessidade de qualificação profissional: “Estamos sofrendo uma deflação trabalhista”

Destaque

No uso da tribuna durante a sessão ordinária desta terça-feira, 13 de setembro, o vereador Jean Pirola (PP) elogiou o pronunciamento do vereador Rick Zanata (Patriota) realizado na mesma reunião, acerca do avanço do projeto Robótica Educacional em escolas municipais de Brusque.

Relacionado ao tema, Pirola frisou que além de investimentos em Educação, é necessária a adequação da mão de obra, uma vez que Brusque, conforme informações expostas pelo vereador, tem alta demanda de profissionais qualificados em diversos segmentos, que vão da indústria ao comércio. “Estamos sofrendo uma deflação trabalhista, falta de profissionais em vários setores, principalmente no têxtil”, atentou.

O vereador apresentou um vídeo utilizado como propaganda eleitoral por candidatos da Bahia, na qual Brusque é citada como referência por empregar muitas pessoas vindas daquele estado. “Essa fala me chamou a atenção, tanto do candidato a deputado estadual, quanto do candidato a governador, trazendo a falta de mão de obra que impulsionou uma migração de outros estados, porque nós não tínhamos mais”, declarou. “Porém, mesmo com essa migração maciça que tivemos, ainda falta profissionais qualificados em vários setores”, atentou Pirola.

Ele citou o trabalho de instituições como o Senai e o Senac em cursos de qualificação profissional e relembrou uma discussão ocorrida na Câmara Municipal em 2021, a respeito da possibilidade de fechamento do Lafite, o Laboratório de Ensaios Físico e Químico Têxteis. “Quantos profissionais saem dali direto para uma empresa? E nós vemos cada vez mais necessária a qualificação técnico-profissional do cidadão. Cada vez mais a migração forte de várias regiões do Brasil para nossa cidade, buscando somente um emprego, sem se preocupar com qualificação”, ponderou.

“Quando vemos os outros estados falando da nossa cidade, é porque algo de bom estamos levando Brasil afora”, levantou. “Parabéns Brusque! Parabéns Santa Catarina, por sua força empreendedora”, encerrou o parlamentar. 

    Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;

    veja também