SESSÃO ITINERANTE - CRISTALINA: 01/12 - 18H30

15/09/2022

Vanderlei Jacintho solicita sistema de drenagem e capa asfáltica na Rua Rodolpho Steffen

Em seu primeiro pronunciamento na tribuna da Câmara, o vereador Vanderlei Jacintho (PL), líder comunitário do Steffen, abordou a Indicação nº 255/2022, de sua autoria, para que o Poder Executivo execute serviços de interesse coletivo no bairro.

Entre os pedidos, estão a instalação de um novo sistema de drenagem e de capa asfáltica da Rua Rodolfo Steffen, especialmente no trecho entre a entrada da Rua Guilherme Steffen até a esquina com a Rua América, bem como, a colocação de meio fio até a saída com a Rodovia Ivo Silveira.

“Nessa rua ficam localizados três serviços públicos: a Escola Oscar Maluche, a UBS [Unidade Básica de Saúde do Steffen] e o CEI [Centro de Educação Infantil] Marcos Rodolpho Stephen. Por ela passam todas as nossas crianças, os nossos cidadãos que procuram serviço público. Hoje, essa rua está com a drenagem comprometida. E a capa asfáltica também está comprometida, mais remendada que colcha de retalho”, explicou. “Fica aquela briga ali entre as pessoas, principalmente entre as crianças que saem no horário da escola e os carros. Não tem calçada, as crianças ficam todas ali no meio dos carros. Daqui a pouco pode acontecer algum desastre”, alertou o vereador.

Na mesma proposição, ele solicita a construção da bacia de contenção de água das enxurradas no bairro. “O terreno está adquirido, a drenagem está pronta. Só que hoje não foi feita essa bacia de contenção. O nosso posto de saúde que está bem pertinho da vala, naquelas trovoadas de verão pode causar a invasão das águas no posto de saúde e vai dar um prejuízo tanto para o usuário quanto para o poder público”, disse. “Essas áreas, além de contenção, podem servir de lazer para a comunidade”, acrescentou Jacintho.

Em aparte, Jean Pirola (PP) falou de possíveis razões para problemas com águas pluviais na região. “Infelizmente, também temos que pegar no pé dos proprietários que construíram as casas ali em cima da estrada e de gestores do passado, de 20 a 30 anos, que liberaram a construção dessas casas numa rua importantíssima do bairro Steffen, sabendo que ali tinha os equipamentos públicos necessários de educação e saúde”, declarou. Jean Dalmolin (Republicanos) também endossou a importância do pedido: “Principalmente próximo às escolas o governo tem que dar o exemplo. Que se tenha próximo da escola uma área de utilização fácil e segura para as crianças”.