AGENDA

SESSÃO ORDINÁRIA: 29/11 - 17H

SESSÃO ITINERANTE - CRISTALINA: 01/12 - 18H30

imprensa

14/09/2022

Pronunciamento

Eder Leite busca sensibilizar o Legislativo para a importância da causa animal

Destaque

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 13 de setembro, Eder Leite (DC) conclamou os demais vereadores da Câmara Municipal de Brusque a se envolverem com a causa animal, fomentando ações como os mutirões de castração em massa. Há 15 anos, ele se dedica voluntariamente ao resgate de animais de rua e, agora, investido no cargo de vereador por 30 dias, pretendia apresentar um projeto de lei sobre essa temática, mas teria sido orientado a desistir da ideia devido a um processo judicial.

“Cheguei a alugar um sítio em 2017, ali na [rua] São Pedro para poder botar esses bichinhos, só que muitos que prometeram me ajudar, a pagar aluguel e tal, por dois ou três meses ajudaram, mas depois a maioria sumiu”, disse. “Logo em seguida, em 2018, ocorreu um incêndio e veio uma ordem de despejo pra eu sair do sítio. Tive que botar alguns [animais] na casa da mãe, outros em casas de amigos, botei 70 animais na minha casa de volta. Pedi muito apoio, mas na época eu não tinha registro”, recordou.

“Vejo que há muita falta de responsabilidade das autoridades em cima dessa questão. Tem animais pelos cantos sofrendo à torta e à direita”, prosseguiu Leite. “Não quero que me vejam como um criminoso, mas como uma pessoa que tentou fazer o melhor pela cidade de Brusque, tento ainda, e vou fazendo conforme vai dando, até mesmo pela situação que está”.

Ao longo do pronunciamento, o parlamentar agradeceu pelo apoio recebido de estabelecimentos comerciais para a realização de feirinhas de doação de animais e relembrou fatos vivenciados no contexto de seu trabalho voluntário, inclusive a aquisição de vultosas dívidas em clínicas veterinárias. 

    Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;

    veja também