09/09/2022

"Chegou a emocionar”, conta Batisti sobre a sessão do bicentenário da Independência em escola cívico-militar

No início de seu pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira, 6 de setembro, o vereador Deco Batisti (PL) prestou apoio à vereadora Marlina Oliveira (PT) por sua fala, momentos antes, a respeito de uma reunião que teria sido realizada na Prefeitura para debater o Projeto de Lei Ordinária n° 71/2022, que trata da Gestão Democrática do ensino público nas escolas municipais de Brusque. “Com certeza, acho que a senhora deveria ser convidada para a reunião de esclarecimentos do projeto, como todos os vereadores”, opinou.

Escola Cívico-Militar

Em seguida, o vereador compartilhou suas impressões sobre a sessão solene alusiva ao bicentenário da Independência do Brasil, na Escola de Ensino Fundamental (E.E.F.) Paquetá, que conta com o modelo cívico-militar. “Uma escola que teve início aqui nessa casa, com requerimento meu, do [Alessandro] Simas e do Rick [Zanata], e depois numa articulação com a vice-governadora Daniela Reinerh (PL), a gente conseguiu trazer essa escola lá para o Paquetá”, relembrou.

“Com alegria, já faz três meses que ela está sendo implantada, a gente vê a mudança”, iniciou. “Quando chegamos lá, todo mundo enfileirado, direitinho, ajeitadinho. Chegamos junto com o Seu Arnoldo Lana, que foi homenageado por ter sido pracinha da 2° Guerra Mundial. Quando ele botou os pés na quadra, os alunos já bateram palmas, já ovacionaram ele. Uma coisa que chegou a arrepiar e emocionar, como aqueles alunos estão tratando o civismo dentro da escola”, compartilhou o vereador, que parabenizou os militares e profissionais da educação que atuam na implantação do modelo.

Handebol

O vereador destacou ainda a conquista pela Equipe Sub-12 no 1° Taça Brusque de Handebol Mirim Masculino 2022, treinada pelo professor Anderson Silva, com auxílio das professoras Fran e Cátia e do professor Luiz. “Entre algumas equipes de Camboriú, Itajaí, e Blumenau, a de Brusque foi a campeã. Às vezes, a gente fala do Futebol do Brusque, que graças a Deus está indo bem, mas essa base, a criançada que está ali, não está nas drogas, não está em outro lugar. Este Programa do Bolsa-Atleta e do Bolsa-Técnico que está funcionando, dando frutos e resultados. A criançada treinando, trazendo medalha e levando o nome de Brusque pra frente”, frisou o parlamentar.

Licença

Ao concluir, Déco anunciou seu pedido de licença não remunerada, aprovado durante a sessão, no período entre 8 de setembro a 7 de outubro. “Para tratar de assuntos particulares e até para me envolver um pouco mais nas campanhas políticas do nosso presidente, governador, demais estaduais e federais e senador”, comentou Batisti. Em seu lugar assume o suplente do Partido Liberal (PL), Vanderlei Jacintho, líder comunitário do bairro Steffen.