SESSÃO ITINERANTE - CRISTALINA: 01/12 - 18H30

31/08/2022

Cacá Tavares apresenta PL que institui em Brusque o programa “Adote uma Lixeira”

O vereador Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos), apresentou durante a sessão ordinária desta terça-feira, 30 de agosto, o Projeto de Lei Ordinária nº 31/2022, de sua autoria, que instituiu em Brusque o programa “Adote uma Lixeira”. O texto foi aprovado em primeiro turno na Ordem do Dia da mesma reunião.

Em pronunciamento na tribuna, Cacá disse que ações semelhantes já ocorrem em diversas cidades e estados brasileiros, e resumiu o teor da proposta. “Basicamente, a gente tem poucas lixeiras em Brusque, tanto nos bairros como no Centro, e esse projeto autoriza o município a fazer parcerias com a iniciativa privada, empresas que queiram patrocinar lixeiras”.

Conforme o PL, entidades sociais e pessoas físicas também poderão ser patrocinadoras da instalação e manutenção de cestos de lixo públicos. Os parceiros terão direito a explorar a superfície dos mesmos para divulgar propaganda - desde que a peça não verse sobre cigarros, bebidas, partidos políticos, religiões, detentores de cargos eletivos ou candidatos a tais cargos - e afixar, em local visível, placa com seu nome e logomarca.

Os cestos do programa deverão ser padronizados e instalados em local à escolha do patrocinador, desde que respeitada a distância mínima de 150 metros entre eles. O recolhimento do lixo descartado em cada unidade será atribuição da Prefeitura.

“Uma coisa que me chama muito a atenção é estar andando no Centro, e principalmente nos bairros de maior densidade populacional, e não encontrar uma lixeira pública”, declarou o edil. “E pra tirar esse custo da Prefeitura, por que não incentivar que a iniciativa privada faça isso?”, questionou. “Qualquer empresa poderá se cadastrar, fazer essa parceria e colocar uma, duas, três ou mais lixeiras”.

Cacá pediu aos demais parlamentares votos favoráveis ao PL e reiterou o objetivo da proposta. “A mudança que todos nós buscamos vem pelo exemplo e pelo incentivo. Um bom incentivo pro cara não jogar um papel ou uma lata no chão é ter lixeiras disponíveis”, afirmou. “Vamos encher a cidade de lixeiras. Vamos incentivar os porcalhões a terem onde colocar o lixo”.