SESSÃO ITINERANTE - CRISTALINA: 01/12 - 18H30

24/08/2022

Jean Dalmolin tenta viabilizar o uso dos banheiros da Praça do Maluche pela população

O vereador Jean Dalmolin (Republicanos) solicita ao prefeito Ari Vequi (MDB) que “seja verificada a possibilidade de reforma e disponibilização, principalmente aos finais de semana, dos banheiros construídos na Praça do Maluche”. De acordo com o parlamentar, são inúmeras as reivindicações em torno dessa necessidade apresentadas por munícipes que costumam frequentar aquele ambiente com familiares. Ele formalizou o pedido por meio da Indicação nº 229/2022, que apresentou durante a sessão ordinária desta terça-feira, 23 de agosto.

“Aos sábados e domingos, a praça fica lotada”, destacou o vereador, sugerindo que o servidor público responsável pela coleta do lixo depositado nos cestos desses sanitários poderia ser incumbido de abrir e fechar os mesmos nos dias mencionados. Outra ideia seria a terceirização dos serviços de limpeza dos banheiros públicos. “A empresa cobra uma pequena taxa, mas acaba sendo um espaço disponível para a população”, disse Dalmolin.

Praça Gilberto Colzani

Num segundo momento, o republicano parabenizou o governo municipal pelos cuidados despendidos à Praça Gilberto Colzani, situada ao lado do terminal urbano. “Há um bom tempo, alguns vereadores também vinham cobrando, e realmente agora foi feito o serviço. Ficou muito bacana, até reativaram o chafariz”, comentou. “Esperamos que os delinquentes não estraguem de novo aquele espaço”.

Outras demandas

Por fim, ele pleiteou a implantação de cercas e a instalação de um sistema de monitoramento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Terezinha. “Segundo relatado, frequentemente os andarilhos consomem bebidas alcoólicas na parte externa da unidade e realizam suas necessidades fisiológicas no local”, registrou o edil na Indicação nº 230/2022.

Na mesma proposição, dentre outros apontamentos, Dalmolin requer que seja analisada a implantação de uma faixa de pedestres e sinalizações escritas - a fim de reforçar a atenção dos transeuntes - na Avenida Beira Rio, proximidades do Centro de Educação Infantil (CEI) Sofia Dubiella, no Santa Rita, visto que o local tem grande circulação de pessoas, principalmente crianças e pais, mas ainda carece de uma forma segura de travessia. “As crianças são nosso bem maior e em locais públicos, como escolas, o governo municipal tem que dar exemplo”, concluiu.