12/08/2022

Jocimar Santos pleiteia a instalação de guard rails na Beira Rio: “Temos que urgentemente buscar uma solução”

Ao abrir seu pronunciamento durante a sessão ordinária da terça-feira, 9 de agosto, o vereador Jocimar Santos (DC) manifestou apoio à pauta dos dentistas da rede municipal de Saúde que se faziam presentes à reunião. Recentemente, o governo municipal cortou a gratificação de 30% por periculosidade que era acrescida aos salários desses profissionais. Eles demandam, agora, a reestruturação da carreira. “Nós temos que acrescentar direitos, e não tirar direitos, principalmente dos profissionais da Saúde”, disse. “Meus parabéns pelo posicionamento. Eu tenho certeza de que os vereadores estarão com vocês nessa batalha”.

Eleições 2022

Num segundo momento, ele elogiou o discurso proferido pouco antes pelo vereador Jean Pirola (PP), que defendeu a eleição de candidatos da microrregião de Brusque, Guabiruba e Botuverá para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e a Câmara dos Deputados. “Mas temos que conscientizar a população, que ela tenha esse olhar: não é somente eleger um deputado. Nós temos condições de eleger dois deputados [estaduais] da nossa região, sim, e vamos eleger, tenho certeza, mas quem é esse representante? Não pode ser simplesmente por um acordo político, um sonho, status”, ponderou. “Tem que ser uma pessoa preparada, com condições de representar a comunidade com conhecimento, formação e saúde para trabalhar, enfrentar debates, viajar o estado e muitas vezes para Brasília. Tudo isso tem que ser levado em consideração”.

Guard rails

Por fim, Jocimar se manifestou a favor da instalação de guard rails ao longo da Avenida Beira Rio, a fim de evitar a queda de veículos no Itajaí Mirim em caso de acidentes. “É recorrente acontecer acidentes e as pessoas morrerem no nosso rio. Recentemente, foi o último caso. O carro caiu no rio e a pessoa morreu por afogamento. Eu já ouvi falar, uma vez, que é muito caro colocar essa proteção, mas quanto custa uma vida?”, questionou. “Vamos levar essa solicitação ao prefeito e vamos ajudar. O prefeito busca o mecanismo [de financiamento dos guard rails]. Temos que urgentemente buscar uma solução”.

Antes de terminar, ele discordou da ideia levantada pelo vereador André Rezini (Republicanos) de instalação de lombadas eletrônicas na avenida: “A lombada eletrônica não vai salvar vidas, só vai gerar multas”.