AGENDA

SESSÃO ORDINÁRIA: 09/08 - 17H

imprensa

29/07/2022

Homenagens

Câmara concederá títulos de cidadãos honorários a oito pessoas em sessão solene

Destaque

Em sessão solene que integra a programação das comemorações do 162º aniversário do município, a Câmara de Vereadores concederá títulos de cidadãos honorários na próxima terça-feira, 2 de agosto, às 19h, no plenário do Poder Legislativo. O evento terá público restrito, aberto aos convidados dos homenageados e à imprensa.

Oito pessoas que nasceram fora do município e hoje cumprem papéis de relevância em Brusque receberão as homenagens. As indicações foram feitas pelos vereadores em projetos de decretos legislativos com aprovação unânime na Câmara. Conheça a seguir quem serão os novos cidadãos honorários:

Alcir Inácio Otto – Nasceu em 25 de junho de 1975, na localidade de Boiteuxburgo, no município de Major Gercino (SC). Em 1996, mudou-se para Brusque, onde constituiu família com Rose Minella, com quem tem a filha Nicole. No município, passou a trabalhar na empresa familiar do sogro até o ano de 2012. Em 2010, já abrira sua primeira loja em sociedade com Jonas Groh. Logo começou a operar o comércio sozinho e hoje possui três lojas, duas em Brusque e uma na vizinha Gaspar, além de uma unidade de produção de pães localizada no bairro brusquense Rio Branco. Atualmente, Otto também ocupa do cargo de Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município. Sua indicação para o título foi feita no Projeto de Decreto Legislativo nº 08/2022, do vereador André Vechi (DC).

Daniela Coelho Figueiredo Zambonetti – Original do município de Bom Retiro (SC), participava desde jovem de ações voluntárias em sua cidade natal. Mudou-se para Brusque em 1997, onde concluiu o curso de Administração pelo Centro Universitário de Brusque (Unifebe) em 2003. A partir daí, iniciou sua trajetória como empreendedora no município em diversos ramos, tais como, financeiro, imobiliário e, recentemente, na organização e na locação de espaços para eventos. Zambonetti atua constantemente em ações voluntárias de doação às casas de assistência da nossa comunidade e às pessoas carentes de Brusque. Ela teve seu nome sugerido no Projeto de Decreto Legislativo nº 09/2022, apresentado pelo vereador Jean Pirola (Progressistas).

Denisio do Nascimento - Nasceu em São João Batista (SC) em 26 de maio de 1978. Aos 15 anos mudou-se para Brusque, em busca de novas oportunidades de estudo e trabalho. Logo foi trabalhar numa empresa de alimentos, a princípio no setor de faturamento, tornando-se vendedor externo, profissão pela qual se consagrou, sendo premiado diversas vezes. Na faculdade teve a ideia de desenvolver uma fábrica de sacolas, mas por inviabilidade financeira, começou a planejar sua própria empresa, através de compra e revenda de sacolas descartáveis, com sua própria marca, apoiado pelos colegas. Em 2001, Denisio iniciou as atividades da Embrast com a ajuda de seus pais e de seus colegas. Atualmente, a empresa conta com uma área construída para fabricação e armazenagem com mais de 22 mil m². Sua equipe conta com mais de 370 colaboradores, com setor comercial que abrange cerca de 150 representantes externos, atuando em diversos segmentos, especialmente na distribuição de embalagens e utilidades domésticas. Nascimento receberá a reverência proposta no Projeto de Decreto Legislativo nº 11/2022, do vereador André Rezini (Republicanos).

Edson Sidney Gielow – Nasceu em Ibirama (SC), no ano de 1971, mas passou a infância em Lontras. É casado com Maria Roseli Imhof, é pai de Tayla e avô de Lucas. Em 1991 foi aprovado no concurso para praças da Polícia Militar (PM) de Santa Catarina e no mesmo ano foi graduado soldado no 18º batalhão de PM na cidade de Brusque. Em 2013, formou-se cabo na PM de Blumenau e, em 2016, fez o o curso de formação de Sargentos da PM em Florianópolis. Atualmente ocupa a graduação de Primeiro Sargento e trabalha no policiamento preventivo. São destaques de sua atuação profissional o seu desempenho nos Programas Rede de Segurança Escolar e Estudante Cidadão, junto aos educandários municipais. Gielow também tem formação em Tecnologia em Gestão Ambiental, possui licenciatura em Ciências Humanas e é pós-graduado em Educação Ambiental e Administração de Pessoas pela Uniasselvi. Seu nome foi indicado pelo vereador Ricardo Gianesini, o Rick Zanata (Patriota), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 06/2022.

Eduardo Henrique Gohr – Nascido em Balneário Camboriú (SC) em 2 de novembro de 1970, veio para Brusque em 1972. É casado com Vania Fischer Gohr e é pai de André Eduardo e Amanda Luisa. Atualmente, ocupa o cargo de diretor de Esportes do município, tendo dedicado grande parte de sua vida ao esporte brusquense. Como atleta, sagrou-se campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) em 1988 na modalidade ciclismo, o primeiro troféu conquistado para o município na competição. Como técnico de ciclismo trouxe conquistas para a cidade nos Jasc de 2010, 2014, 2017 e 2021. Foi técnico da seleção brasileira de ciclismo na Volta Internacional do Codecan, no Uruguay, em 2011 e 2012, nos Jogos Sulamericanos da Juventude, no Peru, em 2013, e nos Jogos Olímpicos da Juventude na China, em 2014. Engajado no esporte, ele contribuiu para a formação de uma série de talentos brusquenses que se destacam no cenário nacional. Gohr receberá o título por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 04/2022, de autoria do vereador Deivis da Silva (MDB).

Ricardo José Engel – Original de Peritiba (SC), nasceu em 7 de janeiro de 1965. É casado com Ivana Miriam Torresani Engel, com que tem a filha Gabriela Maria. Tem graduação em Estudos Sociais e Direito. Passou a residir em Brusque no ano de 1983, foi professor de História Geral e do Brasil no colégio São Luiz e integra há 30 anos o corpo docente do curso de Direito da Unifebe. É membro do Conselho Editorial da Editora desta instituição e da Revista Notícias de Vicente Só – Brusque e região. É Auditor-Fiscal do Ministério do Trabalho, onde atua em dois projetos de cunho social relevante, relacionados à aprendizagem profissional e à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Autor de oito livros, alguns em coautoria, Engel tem obras na área do Direito e é pesquisador de temas ligados à história de Brusque e sua comunidade, tendo entre as obras publicadas a “Pedalando pelo tempo – História da bicicleta em Brusque” (2010) e “Para sempre o mais querido – História do Clube Esportivo Paysandú” (2018). Seu nome foi sugerido pelo vereador Nik Imhof (MDB), no Projeto de Decreto Legislativo nº 05/2022.

Rodrigo Giacomin – Nascido em Tapejara (RS), é casado com Raquel Cecília Tondello e pai de Nycolas e Yasmin. Aos 24 anos, comprou com dois sócios uma pequena tecelagem no município gaúcho de Ibiaçá. Em 2001, na busca de polos têxteis, ele e os sócios começaram a fazer visitas a Brusque e logo identificaram uma região de economia pujante, iniciando uma parceria de produção na cidade. Em 2009, abriu na cidade uma filial de sua empresa, a Panosul, e após alguns anos transferiram a produção para Porto Belo. Em 2015, adquiriram as instalações de uma metalúrgica em Brusque e montaram aqui um centro de distribuição. A vinda de sua família e da de seus sócios para a cidade ocorreu em 2018. Trouxeram também vários líderes de setores, montando aqui a sede administrativa da empresa. Atualmente, a Panosul conta com a produção de mais de 5000 artigos e empregando mais de 500 colaboradores diretos e indiretos. Recentemente, Giacomin iniciou na cidade o projeto de um condomínio industrial com 10 empresas, com geração de mais de 300 empregos. Ele receberá o a homenagem proposta no Projeto de Decreto Legislativo nº 10/2022 pelo vereador Alessandro Simas (Progressistas).

Silvio David Monarim – Natural de Maringá (PR), o pediatra nasceu em 12 de outubro de 1955, é casado com Ana Marly Schioccet Monarim e pai dos também médicos Bruno, Marlon e Victor. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do paraná (UFPR) no ano de 1981, concluiu a pós-graduação em pediatria pela mesma instituição em 1984. No mesmo ano, atuou temporariamente como médico no Exército, no 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau. Fixou residência em Brusque no final de 1990. Desde esse ano, é pediatra no Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux, o Hospital Azambuja, contribuindo para a saúde e bem-estar de seus pacientes. É sócio-fundador da Unimed Brusque e, desde 1997, ocupa cargos em comissões e conselhos da entidade, sendo membro da Diretoria Executiva em duas gestões. O título será concedido via Projeto de Decreto Legislativo nº 07/2022, do vereador Ivan Martins (Republicanos).

(Texto com base em informações repassadas pelos homenageados).

    Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;

    veja também