15/07/2022

​Presidente da Câmara prestigia o 9º Festival Nacional da Cuca

Rafaela Maestri, diretora geral de Turismo de Brusque, e Alessandro Simas. Foto: Arquivo pessoal.

No último sábado, 9 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Brusque, Alessandro Simas (PP), esteve presente na abertura do 9º Festival da Cuca em Brusque - o doce sabor da tradição alemã, que ocorreu durante o final de semana no Pavilhão da Fenarreco (Centro de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof). O evento é promovido pelo Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Acibr), em parceria com a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Turismo.

Cerca de 15 mil pessoas prestigiaram o festival, realizado de forma presencial após dois anos, reunindo famílias, amigos e amantes de cucas de diversos locais do estado, que degustaram os mais variados sabores do prato tradicional na região de Brusque. Ao longo da programação, o público conferiu o Mercado da Cuca, com a comercialização dos produtos das panificadoras participantes; o delicioso Café Colonial do Schmitt Buffet e Eventos; a opção de Combo (cuca e café); além da oficina de Cuca Mirim para as crianças, em parceria com o SESC; bem como aulas-show com renomados chefs; o tradicional concurso “A Cuca Nota 10 do Brasil”; e ainda exposição de artesanato.

A diretora geral de Turismo de Brusque, Rafaela Maestri, destacou a contribuição do evento para o setor turístico da cidade. “É um evento que reúne vários setores, movimenta a economia local, atrai turistas, levando a eles um pouco da cultura gastronômica alemã. E assim todo o comércio se beneficia, já que as pessoas vêm até o Festival Nacional da Cuca e também passeiam pela cidade. Com certeza, as expectativas são de que essa parceria com a ACIBr e com o Núcleo permaneça para mais edições de sucesso”, declarou.

Simas enalteceu a ação social promovida pelo festival, que este ano contribuiu com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque, através da atração “Roda da Cuca”, semelhante a uma roda da fortuna, onde o público pode adquirir bilhetes com números e concorrer a brindes e cucas. Todo o valor arrecadado na ação foi revertido para a Rede, que deve direcionar os recursos para a aquisição de um aparelho de ultrassom. “Prestigiar um acontecimento dessa importância para a cidade e a concretização de uma parceria de sucesso entre poder público e sociedade civil organizada é muito significativo, ainda mais quando uma entidade beneficente tão imprescindível é contemplada”, disse o vereador.

A 10ª edição do festival está prevista para julho de 2023, conforme os organizadores.

*Com informações da Ideia Comunicação Corporativa.