07/07/2022

Cacá esclarece PL dos bolsões de segurança para motos: Medida de baixo custo e grande efetividade

Na reunião desta terça-feira, 5 de junho, o vereador Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos) voltou a falar na tribuna sobre o Projeto de Lei Ordinária nº 13/2022, de sua autoria e do vereador André Vechi (DC), que prevê a implantação de bolsões de proteção, antes da faixa de pedestres, exclusivo pra motos. A matéria foi aprovada em segunda votação na mesma reunião.

O parlamentar disse que o PL gerou dúvidas entre os cidadãos. Cacá relatou o questionamento de uma senhora que teria entendido se tratar de uma via exclusiva para motociclistas, demarcada por tachões. “Eu expliquei que são apenas faixas pintadas na frente dos semáforos”, contou.

Tavares complementou que a medida está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) desde 2020, por iniciativa do governo federal. “Desde que isso foi sancionado, vários municípios de todo o Brasil implantaram esses bolsões, com o objetivo de melhorar a mobilidade e garantir mais segurança no trânsito”. Ele citou um estudo da Prefeitura de Fortaleza que demonstra a queda de 30% de acidentes com vítimas após a implantação. “Na Espanha, em Barcelona, estes espaços exclusivos reduziram em 90% as situações de risco. São dados significativos no mundo todo, não só no Brasil”, frisou.

Com a pandemia, destacou o vereador, o aumento de serviços de entrega por motos cresceu de forma considerável e, consequentemente, os riscos de acidentes com esse meio de locomoção. “Muita gente pediu comida e remédios em casa, isso não vem voando sozinho, vem com o motociclista”, chamou a atenção.

Em apartes, Jean Dalmolin (Republicanos) e Marlina Oliveira (PT) deram apoio à iniciativa. “Esperamos que o governo [municipal] realmente veja os locais que tem a necessidade. Tenho muitos conhecidos que são motociclistas e a gente vê a dificuldade, tanto deles, quanto dos motoristas”, disse Dalmolin.

“Quero dizer da importância desse projeto ser aprovado por essa casa, de ser sancionado pelo prefeito de Brusque e, inclusive, que é um projeto relevante e que vai ajudar muitos trabalhadores e usuários da motocicleta”, declarou Oliveira.