AGENDA

SESSÃO ORDINÁRIA: 29/11 - 17H

SESSÃO ITINERANTE - CRISTALINA: 01/12 - 18H30

imprensa

29/06/2022

Pronunciamento

Cacá fala sobre PL que institui bolsões de proteção para motocicletas antes das faixas de pedestres

Destaque

O vereador Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos), utilizou a tribuna na sessão ordinária desta terça-feira, 28 de junho, para falar sobre o Projeto de Lei Ordinária nº 13/2022, de sua autoria e do vereador André Vechi (DC), que prevê a implantação de bolsões de proteção, ou seja, o recuo demarcado antes da faixa de pedestres, exclusivo para que motociclistas se posicionem à frente dos demais veículos, enquanto aguardam a liberação do semáforo.

A proposta institui ainda os semáforos com sinalização intermitente - com sinal luminoso que pisca - em locais de atenção e alerta, nos períodos de madrugada, para garantir a passagem segura e desimpedida nestes horários de menor tráfego. O PL destaca que tanto os bolsões quanto os semáforos intermitentes serão utilizados em vias que a administração municipal entender necessários.

Tavares garantiu que se trata de uma medida simples, já utilizada por outras cidades do Brasil e da região, como Blumenau, Itajaí e Balneário Camboriú. “É um espaço destinado ao motociclista, para ele esperar o sinal abrir. Para não dar aquela confusão, na hora que abre o sinal, de sair e passar no meio dos carros. É uma coisa simples, já poderia ter sido implantada em Brusque, não é uma coisa inventada por mim e pelo vereador Vechi.

Em aparte, Vechi lembrou que a iniciativa foi previamente alinhada com a diretoria de Trânsito do município. “A gente não está inventando nenhuma ideia maluca que vai ter impacto negativo na cidade, muito pelo contrário, a gente sofre em Brusque com um problema muito grande de mobilidade e o bolsão surge como uma alternativa para que as motos, que tem potencial de arranque mais rápido, possam se deslocar com maior facilidade, assim que abrir o semáforo”, complementou.

A proposta também passou pela análise da comissão conjunta de Constituição, Legislação e Redação (CCLR), Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira (CFOFF) e de Serviços Públicos (CSP). “Medidas essas que têm se demonstrado bem-sucedidas em vários municípios, visto que proporcionam agilidade no trânsito de veículos, sem prejudicar a segurança”, destacou o parecer favorável.

Cacá também citou que a circulação de motocicletas aumentou consideravelmente na cidade nos últimos 10 anos. “Com serviço de entregas, algo que cresceu muito durante a pandemia, isso multiplicou em várias vezes. Então, tem muita moto andando em Brusque, hoje”, defendeu.

O PL nº 13/2022 foi aprovado em primeira votação e discussão na mesma reunião, devendo passar ainda por segunda votação, antes de seguir para a sanção do prefeito Ari Vequi (MDB). 

    Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;

    veja também