SESSÃO ORDINÁRIA : 28/06 - 18H

18/05/2022

Déco Batisti propõe medidas para melhorar o trânsito de Brusque

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta terça-feira, 17 de maio, o vereador André Batisti, o Déco (PL), fez nova alusão ao movimento Maio Amarelo, que busca conscientizar para a redução da mortalidade no trânsito e sobre o qual ele discorreu na reunião da semana passada, e sugeriu a abertura de uma segunda pista de rolamento em trecho da SC-46 localizado entre a saída da cancha do Venzon (Km 32,4) e a entrada do bairro Rio Branco. “O investimento é pequeno. Abrir uma pista é uma coisa irrisória”, disse.

No mesmo sentido, o plenário aprovou na Ordem do Dia o Requerimento nº 126/2022, de Déco, pedindo que o prefeito Ari Vequi (MDB) solicite à Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) “maior atenção ao trânsito na confluência das ruas Ernesto Bianchini e Guilherme Alberto Frederico Hoeffelmann, especialmente nos horários de maior tráfego”.

O vereador observa na proposição que “a ponte Alois Petermann, no bairro Rio Branco, encontra-se interditada desde o dia 16 do mês corrente, em decorrência das obras em sua estrutura, situação que consequentemente tem acarretado aumento significativo no trânsito local” e, por isso, ele considera “devida a adoção de medidas organizadoras do tráfego, a exemplo de inserção de sinalização semafórica, bem como, a realização de estudos voltados à possibilidade de instalação de uma Ponte de Metal, de forma provisória, nas proximidades da ponte interditada”.

Refis 2022

Num segundo momento, Déco destacou o Requerimento nº 121/2022, que ele apresentou com os vereadores Alessandro Simas (PP), André Rezini (Republicanos), Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos), Deivis da Silva, o Deivis Junior (MDB), Jean Dalmolin (Republicanos), Jean Pirola (PP), Nik Angelo Imhof (MDB), Ricardo Gianesini, o Rick Zanata (Patriota) e Rogério dos Santos (Republicanos). No documento, eles solicitam ao prefeito o encaminhamento à Câmara de um projeto de lei “lançando um novo Programa de Refinanciamento de Dívidas - REFIS” e propõem ao Executivo “a concessão de desconto de até 100% para multas e juros, com vistas a incentivar a adesão, especialmente de pessoas jurídicas que não conseguiram cumprir com as obrigações assumidas em virtude dos impactos gerados pela pandemia da Covid-19”.

“Produto do borrachudo”

Por fim, o orador agradeceu a Rick Zanata por ter doado o “produto do borrachudo” para aplicação nas regiões do Ribeirão do Mafra e Cedro Alto. “Os outros equipamentos eu vou doar e a parte pluviométrica com o engenheiro a gente vai fazer”, anunciou.

O produto em questão - o VectoBac 12AS - é um larvicida utilizado no controle biológico de insetos, eficaz contra o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypty. “Já faz mais de quatro anos que esse tratamento preventivo não é feito em Brusque, então, a gente vai começar a fazer agora, no Ribeirão do Mafra. Provavelmente, a partir da semana que vem já começa a aplicação. Vamos entregar tudo pronto para a Prefeitura. Esses galões, que custam mais de R$ 2 mil cada, devem durar até setembro ou outubro”. Déco pediu ainda que a ação seja estendida pelo Executivo a todos os bairros. “Nada melhor do que prevenir”, alertou.