SESSÃO ORDINÁRIA : 28/06 - 18H

10/03/2022

Cacá Tavares levanta discussão sobre imbróglio que envolve a Estrada do Jantador

Na sessão ordinária desta terça-feira, 8 de março, o vereador Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos) usou a tribuna para se manifestar a respeito da situação precária de uma via que liga as cidades de Brusque e Canelinha, na região do bairro Limeira Alta, conhecida como Estrada do Jantador.

No Pedido de Informação nº 37/2022, aprovado na mesma reunião, o vereador indagou o Executivo, após ter sido procurado por cidadãos que utilizam a via, se a estrada está assentada em local público. Cacá ainda comentou a repercussão da matéria veiculada no portal da Rádio Cidade em 25 de fevereiro, sobre reclamações de que um morador da localidade teria realizado ações para impedir a passagem de carros e pedestres na referida estrada, alegando ser proprietário do local.

No pedido, ele ainda questiona se o Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan), a Ouvidoria de Brusque e a Fundação do Meio Ambiente (Fundema) receberam alguma denúncia a respeito do caso e pede que a prefeitura informe se o trecho é alvo de um processo judicial. Moradores das proximidades estavam presentes no plenário durante a reunião e endossaram a necessidade de solução para o caso.

“Fiz alguns questionamentos para a Prefeitura porque é o Executivo que tem a caneta na mão para resolver esse problema, antes que se torne uma tragédia, porque a gente sabe que os ânimos estão acirrados. Aquele morador que se acha dono da estrada já fez um buraco, tentou colocar portão, já teve intimidação”, alertou.

André Rezini (Republicanos), em aparte, sugeriu uma conversa com o prefeito Ari Vequi (MDB) e membros da Secretaria de Obras sobre a elaboração de um projeto de via que atravesse a região do Moura até o bairro Limeira Alta. André Vechi (DC) acrescentou que ele e o vereador Ricardo Gianesini, o Rick Zanata (Patriota), têm uma reunião agendada nesta semana com representantes do Registro de Imóveis de Brusque e do Ibplan sobre o assunto.

Ainda em apartes, Ivan Martins (DEM) frisou que o trecho é uma servidão pública e é direito dos cidadãos utilizá-la, podendo o município intervir nessa situação. Jean Dalmolin (Republicanos) também se manifestou sugerindo que a via contribuiria para a mobilidade da cidade.

Por fim, Cacá reforçou o pedido: “Prefeitura, o poder vocês têm, a Câmara está aqui para ajudar. Os moradores não podem mais ficar pagando por esse abandono. Parece que é terra de ninguém, mas não é. Essa estrada existe há muito tempo. Que seja legalizada, que ela comece a existir no papel também, para poder ter manutenção”.