SESSÃO ITINERANTE - CRISTALINA: 01/12 - 18H30

16/02/2022

Natal Lira comemora resultados de articulação com o Hemosc: “Vai ter coleta de sangue em Brusque”

O vereador Natal Lira (DC) declarou durante a sessão ordinária desta terça-feira, 15 de fevereiro, estar feliz porque suas tratativas com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) têm surtido efeito. “Se Deus quiser, daqui mais ou menos um mês a gente vai ter uma coleta de sangue aqui em Brusque. Talvez vai ser na Unifebe [Centro Universitário de Brusque]”, anunciou.

Lira se dedica ao assunto desde março do ano passado, quando sugeriu em  requerimento que o prefeito Ari Vequi (MDB) somasse esforços no sentido de viabilizar a abertura de um banco de sangue municipal. Ele defendia que a cidade tinha “todas as condições socioeconômicas para dispor de um hemocentro” e destacava a demanda dos hospitais locais por reservas de sangue, tendo em vista atenderem à comunidade de toda uma região geográfica. “Em casos de urgência e emergência, nossas casas de saúde se valem da reserva doméstica” e “em casos extremos, as súplicas são endereçadas a Blumenau e Itajaí”, registrava a proposição.

No entanto, o edil pondera agora que a manutenção de um hemocentro pelo Município seria inviável atualmente devido aos custos mensais de uma estrutura com tal finalidade, que segundo ele girariam em torno de R$ 600 mil a R$ 800 mil. “Não quer dizer que daqui a dois ou cinco anos não vamos ter um Hemosc como tínhamos antigamente”, avalia.

Por enquanto, o parlamentar comemora os resultados alcançados e o apoio que a iniciativa tem recebido de integrantes do governo: “Quero manifestar minha felicidade por essa conquista. Estamos conversando com a Unifebe e na semana que vem o pessoal do Hemosc de Blumenau vem fazer uma vistoria para ver como será instalado”, adiantou. Mas o hemocentro municipal ainda está em seus planos: “Se Deus quiser, vamos continuar trabalhando para conseguir trazer o Hemosc de verdade”.