SESSÃO ORDINÁRIA : 12/07 - 17H

09/12/2021

Déco Batisti reforça pedido pela abertura de ao menos uma farmácia nas madrugadas de domingo para segunda

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 7 de dezembro, o vereador André Batisti, o Déco (PL), destacou o Requerimento 192/2021, de sua autoria, pelo qual ele propõe “o agendamento de reunião aberta a todos os proprietários de farmácias do Município, objetivando acordar, dentre os interessados, a adoção de medidas tendentes a manter pelo menos uma farmácia aberta durante as madrugadas”.

O texto sugere que seja solicitado apoio à proposição da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AMPEBr) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entidades que congregam grande parte desses estabelecimentos.

“Apesar de existirem algumas farmácias que atendem 24 horas, cidadãos apontam que atualmente nenhuma delas opera nas madrugadas de domingo, deixando desassistida a sociedade, obrigando que se busque auxílio nas cidades vizinhas”, registra o requerimento.

“Até há um bom tempo, a gente tinha algumas farmácias [abertas] 24 horas por dia, todos os dias da semana. Hoje, aos domingos, elas fecham às dez horas da noite. Então, a gente quer convidá-los [os proprietários de farmácias] a vir conversar e ver se não fazem um tipo de rodízio para que pelos menos uma fique aberta aos domingos para atender a população”, cogitou Déco.

Em apartes, Natal Carlos Lira (DC), Alessandro Simas (DEM) e Jean Carlo Dalmolin (Republicanos) expressaram apoio à ideia de Déco. O primeiro observou que Brusque conta com três hospitais em serviço durante a madrugada, fator que tende a criar demanda por medicamentos nesse período. Por sua vez, Simas lembrou que em agosto a Câmara enviou um requerimento à CDL pedindo que a entidade verificasse junto às farmácias a possibilidade de uma delas permanecer aberta das 23h de domingo até às 7h da segunda-feira. “Até hoje não houve nenhuma resposta por parte da CDL”, disse o democrata. Por fim, Dalmolin citou a indicação de sua autoria que, no mês de julho, sugeria ao prefeito Ari Vequi (MDB) que analisasse a possibilidade de abertura da Farmácia Básica Central aos sábados e domingos. “Infelizmente, o retorno foi negativo”, lamentou o republicano.