RECESSO PARLAMENTAR (VEREADORES): 23/12/2021 - 31/01/2022

SESSÃO ORDINÁRIA : 01/02/2022 - 18H

28/10/2021

Marlina Oliveira propõe reorganização da oferta de vagas e de turnos para reduzir fila de espera em creches

Durante pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira, 26 de outubro, a vereadora Marina Oliveira (PT) expôs seu ponto de vista em relação ao aumento da fila de espera para Centros de Educação Infantil (CEIs) de Brusque, tema levantado pelo vereador André Rezini (Republicanos) na reunião.

A parlamentar ponderou que a escassez de vagas em creches, sobretudo para crianças de 0 a 6 meses, é uma dificuldade recorrente de toda gestão pública. “No nosso município, viemos acompanhando e não tivemos significativos avanços no aumento de vagas para as crianças pequenininhas”, declarou. Para ela, a sugestão de Rezini de que a Prefeitura compre vagas em escolas particulares pode funcionar em grandes cidades, mas não seria adequada para a realidade de Brusque.

“Arrisco a dizer que não vai absorver 30% da demanda da fila. A nossa rede privada também é uma rede muito pequena. Precisamos avançar e trazer propostas concretas e reais”, declarou. A vereadora frisou que o governo municipal deve pensar em uma solução criativa. “Talvez a nossa grande questão seja criar um mecanismo em que a gente saiba o que realmente as nossas famílias precisam. Hoje, na rede municipal, não se oferta vagas no período da tarde, por exemplo, e não existe uma justificativa plausível”, atentou.

“Se reorganizarmos pessoal e oferta, talvez a gente encontre uma maneira criativa, sem gerar gastos ao município. Vai dar muito trabalho, vai ter que mapear, diretores escolares terão que sentar e realmente compreender a demanda do seu bairro, mas quem sabe consigamos avançar”, sugeriu Oliveira.

Sessão Solene

Num segundo momento, a vereadora registrou na tribuna o convite para a Sessão Especial em homenagem ao Dia dos Professores, a ser realizada na Câmara nesta quinta-feira, 28. “Homenagear esta classe trabalhadora que tem um papel determinante na construção da sociedade brasileira”, frisou. O evento será realizado no plenário da casa legislativa, a partir das 19h.

Licença

Por fim, Oliveira informou que se ausentará por 30 dias do posto de vereadora, pedido que foi deliberado por meio do Projeto de Resolução nº 06/2021, aprovado na mesma reunião. “Para que outro colega assuma esta cadeira e traga também as suas pautas e reivindicações”. Marlina se ausentará no período entre 1º e 30 de novembro e, em seu lugar, será nomeado um suplente do Partido dos Trabalhadores (PT).