AGENDA

SESSÃO ORDINÁRIA : 30/11 - 18H

AUDIÊNCIA PÚBLICA - REGULAMENTAÇÃO DO ART. 45 DO ESTATUTO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO (REQUERIMENTO 122/2021): 01/12 - 17H45

imprensa

20/10/2021

Pronunciamento

André Vechi critica atendimento do Samu e pleiteia melhorias no serviço para Brusque e Região

Destaque

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta terça-feira, 19 de outubro, o vereador André Vechi (DC) discutiu a necessidade de melhorias no atendimento telefônico e de socorro prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Brusque. O parlamentar relatou um caso ocorrido com um munícipe ao ligar para o 192: “É um empreendedor que trouxe essa situação. Ele gravou, inclusive, a ligação que fez para o Samu. Ele ficou horas esperando o atendimento a um funcionário seu e, quando ligou [novamente], o Samu enrolou e falou que a viatura tinha ido até o local, mas não achou ninguém”, contou. “Naturalmente que isso não aconteceu. Estava todo mundo esperando a viatura chegar. Ninguém iria ver a viatura e mandar ela embora. Ou ela não foi ou foi para o lugar errado”, concluiu.

Para o vereador, problemas como este estão relacionados, dentre outras circunstâncias, ao fato de que a central telefônica em questão não está localizada em Brusque, mas em Blumenau, sendo responsável por 42 municípios de oito regiões. “Triagem malfeita, protocolo mal definido, atendimento com descaso. Quem liga para o Samu é porque está numa situação delicada e, muitas vezes, o atendente fica enrolando”, reclamou.

“A gente sabe que há problemas como os trotes, o Samu ser acionado por problemas muito leves, que poderiam ser resolvidos numa UBS [Unidade Básica de Saúde] e, muitas vezes, o médico regulador, por telefone, dá as orientações para os primeiros atendimentos até a chegada da viatura”, ponderou. “Mas esse caso foi tão absurdo que me fez buscar informações junto à Secretaria Municipal de Saúde”, emendou.

Após ressaltar que a estrutura da equipe do Samu para Brusque e Região “está defasada e não dá conta da demanda”, o edil listou os seguintes encaminhamentos relacionados ao assunto: cobrar melhorias no serviço do Samu prestado via telefone; pleitear a instalação de uma central telefônica exclusiva para Brusque, Guabiruba e Botuverá; solicitar a disponibilização de uma segunda equipe de socorro para Brusque e Região e também uma unidade avançada (ambulância equipada com UTI) para o município.

    Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;

    veja também