SESSÃO ORDINÁRIA : 30/11 - 18H

AUDIÊNCIA PÚBLICA - REGULAMENTAÇÃO DO ART. 45 DO ESTATUTO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO (REQUERIMENTO 122/2021): 01/12 - 17H45

30/09/2021

André Vechi detalha busca por recursos junto a deputados federais para a Saúde de Brusque

O vereador André Vechi (DC) detalhou, durante a sessão ordinária desta terça-feira, 28 de setembro, uma série de agendas parlamentares que cumpriu em Brasília (DF), na semana passada. Em encontro com os deputados federais Rodrigo Coelho (Podemos) e Carlos Chiodini (MDB), ele protocolou pedidos de emendas para o município, sobretudo para reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. “Ao invés de construir mais UBSs, mais vale a gente estruturar as que já temos para atender melhor o cidadão brusquense”, justificou.

Nos gabinetes das deputadas federais Carmem Zanotto (Cidadania) e Ângela Amin (PP) e do deputado Rogério Mendonça, o Peninha (MDB), Vechi protocolou outras solicitações de recursos para a área de Saúde do município. “Por mais que a gente faça parte de um partido pequeno [o Democracia Cristã], a gente trabalha de forma suprapartidária para buscar recursos e projetos importantes para nossa cidade”, esclareceu.

Barragem de Botuverá

Em reunião com o deputado federal Darci de Matos (PSD), a pauta tratada foi a construção da barragem de Botuverá. “Ela tem alguns empecilhos para sair do papel e o principal deles é o financiamento, um orçamento de R$ 160 milhões. Já foi sinalizado que haveria um acordo entre o governo do estado e o federal para esse financiamento”, disse o vereador.

Outro problema, acrescentou o parlamentar, seria o fato de que a área onde deve ser construída a barragem está localizada no Parque Nacional da Serra do Itajaí, o que ainda impede a obra. Com o objetivo de solucionar o imbróglio, tramita da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 292/2020, que altera os limites do parque. “Já tramitou na Comissão de Meio Ambiente e agora está na de Constituição e Justiça, onde o Darci de Matos é relator. A celeridade deste PL é importante para que a gente tenha a liberação e possa ir, de fato, atrás dos recursos”, explicou.

Desburocratização

Vechi também foi recebido no Ministério da Economia, onde tratou com Amanda Mesquita e Fabiana de Sousa Lima, assuntos relacionados à desburocratização de serviços públicos e a possibilidade de adesão de Brusque à Plataforma Gov.br. “Plataforma em que o cidadão consegue ter acesso a mais de 5 mil serviços no aplicativo do celular. Muitas pessoas não têm conhecimento, mas são ferramentas que trazem essas soluções para o dia-a-dia do contribuinte”, frisou Vechi.

Secretaria de Governo

Na Secretaria de Governo, pasta ligada ao Gabinete da Presidência da República, o edil foi atendido pela diretora Juliana Gastaldi, para tratativas de parcerias em políticas públicas que possibilitem a qualificação profissional de mão de obra em Brusque. Na pasta, o vereador ainda solicitou apoio político para viabilizar o credenciamento do Hospital Azambuja na categoria Alta Complexidade, junto ao Ministério da Saúde. “Seria um grande avanço para o município, para fazermos as cirurgias aqui, o que também acarreta um repasse maior de recurso federais”, avaliou.