SESSÃO ORDINÁRIA : 26/10 - 18H

SESSÃO ESPECIAL - DIA DOS PROFESSORES: 28/10 - 19H

15/09/2021

Projeto de lei propõe o Dia Municipal da Ordem Demolay em Brusque

Vereadores aprovaram em primeira discussão e votação, o Projeto de Lei Ordinária nº 73/2021, que institui o Dia Municipal da Ordem Demolay em Brusque, a ser comemorado anualmente em 18 de março. Na sessão ordinária desta terça-feira, 14 de setembro, o autor do PL, o vereador Deivis da Silva (MDB), defendeu a proposição na tribuna.

“São garotos, jovens e adolescentes que estão montando seu perfil como cidadãos, como pessoas do bem, que gostam de ajudar e gostam do companheirismo”, definiu o parlamentar. Entre os objetivos da Ordem, ele destacou: “criar bons cidadãos, que respeitem as leis e convivam em harmonia com a sociedade, auxiliando o próximo em suas necessidades básicas e também educacionais, que por meio desse exemplo de cada um, sirvam como modelos a serem seguidos por todos os jovens”.

Segundo informações apresentadas pelo parlamentar, a instituição já iniciou no município mais de 190 jovens, num grupo que atua desde 2001 em projetos sociais, como por exemplo a “Macarronada Solidária”, em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a “Hamburgueria Solidária”, voltada às escolas públicas. Com os recursos arrecadados, por exemplo, a Ordem reformou a biblioteca da E.E.F. Dr. Carlos Moritz, no ano de 2018. Já em 2019, ampliou o telhado do refeitório da E.E.F. Prof.ª Isaura Gouveia Gevaerd.

Conforme o projeto, o dia passará a constar no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município, com iniciativas livres e abertas a instituições e cidadãos, em parceria com os membros da Ordem Demolay para realização de eventos voltados a jovens, a fim de prepará-los para a carreira profissional, ocuparem posições de liderança, planejarem a execução de eventos e aprimorarem habilidades como a de oratória.

Também são sugeridas no PL a elaboração de campanhas no período para propagação de virtudes como a fraternidade e o companheirismo, a fim de conscientizá-los sobre a importância do amor ao próximo.