SESSÃO ORDINÁRIA : 26/10 - 18H

SESSÃO ESPECIAL - DIA DOS PROFESSORES: 28/10 - 19H

03/09/2021

Déco Batisti reivindica uso de sala com infraestrutura adequada para aulas de capoeira e dança da Fundação Cultural

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 31 de agosto, o vereador André Batisti, o Déco (PL), destacou a Indicação nº 246/2021, de sua autoria, pela qual ele solicita ao prefeito Ari Vequi (MDB) que restabeleça para as aulas de capoeira e dança da Fundação Cultural de Brusque (FCB) uma sala do Terminal Urbano outrora cedida para a prática dessas modalidades.

“A medida justifica-se pelo fato da atividade ter se interrompida no período de pandemia e agora, com o retorno gradual das atividades, os profissionais contratados não possuem local adequado para acolher seus alunos. O retorno ao uso da sala para as práticas culturais, a qual já conta com toda a infraestrutura necessária, como tatames, espelhos, barras e a estrutura de pessoal, seria a forma mais eficiente do Poder Público solucionar o dilema”, argumenta o parlamentar no texto da proposição.

De acordo com Déco, o espaço vem sendo utilizado atualmente para reuniões dos Alcoólicos Anônimos (AA). Na indicação ao Executivo, ele sugere que os atuais usuários sejam realocados para outra sala. “O pessoal da capoeira e da dança está fazendo aula no hall da Fundação Cultural, onde seria o espaço para a exposição de artes”, observou.

O vereador ainda se declarou surpreso com os serviços oferecidos pela FCB à comunidade, especialmente aquelas voltadas aos públicos infantil e idoso, como aulas de desenho, pintura, tricô e crochê.

Suzana Mafra

Déco também elogiou a atuação da servidora Suzana da Silva Mafra, escritora e poeta, lotada na Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral, pois em visita ao local ele a teria encontrado encapando gibis antigos, às vésperas de se aposentar, após 30 anos dedicados ao serviço público.

“Ela poderia estar sentada de braços cruzados, no meio de uma pandemia, esperando a coisa acontecer, mas não, ela estava encapando capas de livro. Achei o máximo”, disse. Segundo o orador, Suzana é formada em Biblioteconomia, tem especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares e possui mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ela tem quatro livros publicados, já foi premiada por sua produção literária e recebeu menção honrosa em Portugal. “Ela tem um currículo invejável para a cidade, coisa que às vezes a gente nem conhecia, uma funcionária pública que tem um reconhecimento até fora do país pelo trabalho que faz”, frisou Déco, que anunciou a propositura de uma Comenda do Mérito para Suzana.

Trinta dias de licença

Por fim, o vereador comentou seu pedido de licença do cargo, por 30 dias, para tratar de interesses particulares. Durante o mês de setembro, ele será substituído pelo primeiro suplente do Partido Liberal (PL), Valdir Hinselmann, que alcançou 887 votos nas eleições municipais de 2020. “O Valdir é um grande líder comunitário de Dom Joaquim”, pontuou Déco.