SESSÃO ORDINÁRIA : 21/09 - 18H

25/06/2021

Indústria

​Jean Pirola comenta permanência do Lafite em Brusque

O vereador Jean Pirola (PP) acompanha os desdobramentos sobre a restruturação que pode levar ao encerramento das atividades do Laboratório de Ensaios Físico e Químico Têxteis (Lafite) do Senai em Brusque. Na última quarta-feira, 23 de junho, no auditório da entidade no município, ele participou de um encontro entre o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e empresários do setor têxtil do município e região, promovido pela a Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr). O parlamentar havia se pronunciado sobre o assunto na tribuna da Câmara Municipal no dia anterior, defendendo a permanência da estrutura na cidade.

“Fomos agraciados com esses R$ 34 milhões em investimentos no sistema aqui em Brusque, até pra alavancar os cursos, melhorar os maquinários, uma série de benefícios para o nosso município, mas não ficou bem certo o fechamento ou não do laboratório, a gente não conseguiu essa informação. Porém, a princípio, eles não vão fechar. Mas já fiquei muito feliz com a notícia de que eles vão investir em Brusque e esperamos agora os resultados do não fechamento do Lafite”, comenta o vereador.

O valor a que se refere o vereador deve ser destinado ao fortalecimento da unidade educacional da federação em Brusque, com a construção de quatro pavimentos no espaço do Senai para abrigar a Escola S, atualmente situada no Jardim Maluche.

De acordo com a assessoria de imprensa da ACIBr, Aguiar e outros representantes da Fiesc presentes ao encontro anunciaram que o laboratório permanecerá em Brusque. “Apenas o ensaio de testes está em avaliação para transferência, mas esta mudança pode demorar até dois anos para acontecer”, ponderou o presidente da entidade.

Segundo ele, a alteração seria motivada pelo credenciamento da Faculdade Senai como Centro Universitário pelo Ministério da Educação, com vistas à melhora na eficiência dos serviços oferecidos, redução de custos e realocação de investimentos.