SESSÃO ORDINÁRIA : 18/05 - 18H

30/04/2021

Déco Batisti comenta reunião na Recicle sobre demandas da comunidade a respeito da coleta de lixo

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 27 de abril, o vereador André Batisti, o Déco (PL), explanou sobre reunião realizada na Recicle Catarinense de Resíduos LTDA., concessionária da coleta e do tratamento de resíduos sólidos em Brusque, realizada na última sexta-feira, 23. Na ocasião, Déco e os vereadores André Vechi (DC) e Marlina Oliveira Schiessl (PT) se reuniram com representantes do Grupo Veolia, que recentemente adquiriu a Recicle.

No encontro de aproximação entre o Legislativo e a empresa, o orador informou que foram levadas demandas da comunidade, sobretudo a respeito da coleta seletiva, após denúncias de possíveis irregularidades recebidas por munícipes. “Eles nos apresentaram algumas justificativas, mas posteriormente vamos protocolar nesta casa um ofício pedindo explicações”, registrou. Os critérios usados para casos de cobrança da taxa de lixo em duplicidade também serão tema de pedido de informação, mencionou.

Ponte da Rua Itajaí

Déco também apresentou na tribuna a situação da ponte da Rua Itajaí — trecho denominado Rua Dorval Luz — no bairro Limoeiro, bastante utilizada para desvios de rota de motoristas, após a queda da cabeceira da ponte João Libério Benvenutti no dia 21. Segundo informações passadas pela Diretoria de Trânsito de Brusque ao vereador, o fluxo nesta ponte dobrou, o que causa preocupações, uma vez que a mesma se se encontra com problemas estruturais, como a queda do enrocamento e da contenção.

Pedido de informação

Uma obra particular a ser realizada nas proximidades das ruas Bulcão Viana e Ipiranga e o Beco Siqueira Campos motivaram a Indicação nº 40/2021, apresentada por Batisti. A indicação solicita ao Poder Executivo cópias de processos, consultas de viabilidade, licenças e alvarás relacionados à obra.

“Teoricamente, seria para desafogar a Rua Daniel Barni, só que não vai resolver o problema dela. O problema é a velocidade que essa água vai descer e cair nesta outra vala que vai até o Sesi”, manifestou. Ele teme um possível imbróglio, como ocorrido na obra do supermercado Komprão, no bairro Guarani, e informou que fez pedido de informação a respeito.

Turismo rural

Por fim, Déco relatou visita realizada à Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana de Itajaí, sob o comando de César Rheinert, onde conheceu boas práticas de turismo rural. “Brusque tem um grande potencial no interior, de agricultura familiar, de uma rota turística”, sugeriu o vereador, ao citar possibilidade de aplicação nas regiões do Ribeirão do Mafra, Cedro Grande e Limeira.

Pra ele, poderia ser aproveitado no município o potencial de produtores de cachaça, queijo, mel, entre outros, para criação de uma rota gastronômica, a exemplo da Vila D’Itália, na cidade de Gaspar. “A gente pode investir e trabalhar esse lado da nossa cidade” sugeriu.