SESSÃO ORDINÁRIA : 18/05 - 18H

22/04/2021

​Marlina busca apoio do plenário para evitar a perda de recursos financeiros pela AMA Brusque

A vereadora Marlina Oliveira Schiessl (PT) ocupou a tribuna durante a sessão ordinária desta terça-feira, 20 de abril, para chamar a atenção dos vereadores e da comunidade para a relevância dos trabalhos prestados no município pela Associação de Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas de Brusque e Região (AMA Brusque).

Marlina defendeu que é preciso não “tratar de forma romântica” datas oficiais como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril: “Dar parabéns, postar no Facebook, dizer que apoia, é a parte mais fácil. Mas quando a gente olha com olhar crítico, a gente se volta para as questões e os problemas que advêm dessas questões, e tenta achar soluções”, disse. “A AMA Brusque necessita de um olhar atento da comunidade como um todo e desta casa legislativa também”.

A parlamentar lembrou que a entidade é uma organização (não governamental) independente que oferece gratuitamente a seus usuários atendimentos especializados com profissionais de diversas áreas, como psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, medicina, entre outras.

Para manter essa estrutura em funcionamento, empenha-se constantemente na captação de recursos financeiros, mas o fato de não dispor ainda de sede própria - prosseguiu Marlina - faz com que a AMA esteja correndo o risco de ser obrigada a devolver R$ 300 mil à Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Situação similar ocorre com um valor de cerca de R$ 100 mil levantados junto a um banco privado.

“Representada por sua presidente, Guédria Motta, a AMA está fazendo um movimento de diálogo com diferentes segmentos da sociedade, para conseguir fazer o serviço acontecer. Chega aos nossos e-mails e celulares o pedido de ajuda, mas também a dificuldade que se está tendo de conversar com a prefeitura”, observou a oradora.

Ela anunciou, por fim, que a Câmara Municipal promoverá um encontro entre parlamentares e membros da associação: “Entre os vereadores, conversamos e acordamos que é importante fazermos uma reunião para conversar com a diretoria e entendermos de fato qual é a problemática”.