SESSÃO ORDINÁRIA : 20/04 - 17H

25/02/2021

​Jean Dalmolin pedirá esclarecimentos à Petrobrás sobre alta de custos de combustíveis

Em pronunciamento realizado durante a sessão ordinária desta terça-feira, 23 de fevereiro, o vereador Jean Dalmolin (Republicanos) se pronunciou sobre o aumento dos preços de combustíveis no país, sobretudo o acumulado nos primeiros dois meses do ano.

Ele abordou o Requerimento n° 10/2021, de sua autoria, pelo qual irá endereçar à estatal Petrobras questionamentos acerca das altas sequenciais. Na proposição, registrou que desde o início do ano, “o preço da gasolina nas refinarias foi reajustado por quatro vezes, acumulando uma alta de 34,78%, e que o do diesel atingiu uma evolução de 27,72% no mesmo período”.

Na tribuna, ao destacar manchetes de jornais que noticiaram os aumentos, o parlamentar relatou ter sido indagado pela comunidade sobre as motivações. “O pessoal está se vendo nos apuros com esses frequentes reajustes da gasolina, do diesel e do gás de cozinha”, criticou. “Tudo isso em meio a este momento difícil que estamos passando, de pandemia, de contratos de trabalho suspensos, com redução de jornada e do salário”, complementou Dalmolin.

O vereador ressaltou que os custos não acompanham as correções salariais vigentes, calculadas com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que teve variação em torno de 3% a 7% nos últimos anos, segundo ele. “Essa porcentagem que o trabalhador ganha é anual e estamos tendo esse reajuste no combustível a cada 15 dias”, comparou.

Por fim, Dalmolin solicitou aos vereadores que pressionem deputados a envidarem esforços contra os abusos no aumento dos preços: “todos aqui tem representatividade na Assembleia”, reforçou.