SESSÃO ORDINÁRIA : 09/03 - 17H

10/02/2021

Abastecimento

​Adequação no orçamento do Samae permitirá distribuição de água entre ETA Central e Dom Joaquim

Vereadores aprovaram o Projeto de Lei Ordinária n° 05/2021, que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar e especial de cerca de R$ 18 milhões, para adequar o orçamento do Poder Executivo às necessidades do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).

A deliberação da proposta na sessão ordinária desta terça-feira, 9 de fevereiro, possibilitará à autarquia a implantação de rede de distribuição de água entre a Estação de Tratamento de Água (ETA) Central e o Bairro Dom Joaquim. A proposição já havia sido tema de reunião entre vereadores e representantes da instituição na quinta-feira passada, 4 de fevereiro.

Abastecimento

O relator da comissão conjunta de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira (CFOFF) e de Constituição, Legislação e Redação (CCLR), vereador Jean Pirola (PP), enalteceu o trabalho da casa pela análise e tramitação da proposta. “Isso não é um projeto de empréstimo, é de superávit, ou seja, um dinheiro que está em caixa do Samae e não estava sendo utilizado, então tem que se utilizar em benefício da sociedade”, esclareceu.

O vereador André Batisti, o Déco (PL), afirmou que inicialmente os valores o deixaram receoso, porém as dúvidas foram sanadas pela equipe da autarquia. Além do bairro Dom Joaquim, Déco acrescentou que o projeto permite que os dutos levem água para São João, Tomaz Coelho e Cedrinho. “Se tudo der certo com o tempo e com a obra, que será executada pelo próprio Samae, que tem mão de obra técnica pra fazer isso, até o final do ano aquela região vai ter água sem falta nas torneiras”, declarou.

Também se pronunciou na tribuna o vereador Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos), que se disse assustado com informações a respeito da defasagem de estrutura pela qual a autarquia passa. “A gente sabe que em um curto período isso não vai ser resolvido em toda a cidade, mas torcemos para que num médio espaço de tempo, Brusque possa estar completamente livre desse problema crônico, que é a falta de água”, disse o vereador, após narrar situações de não abastecimento em comunidades do município.