SESSÃO ORDINÁRIA : 09/03 - 17H

14/01/2021

2021-2024

​Câmara Municipal empossou a 9ª Legislatura, prefeito e vice-prefeito em solenidade no dia 1º de janeiro

Em 1º de janeiro de 2021, em solenidade realizada no auditório da Igreja Matriz São Luís Gonzaga, a Câmara Municipal de Brusque empossou os 15 vereadores eleitos para a Legislatura 2021-2024: Alessandro Simas (DEM), André Rezini (Republicanos), André Vechi (DC), André Batisti, o Déco (PL), Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos), Deivis da Silva, o Deivis Jr. (MDB), Ivan Martins (DEM), Jean Carlo Dalmolin (Republicanos), Jean Pirola (PP), Jocimar dos Santos de Lima (DC), Marlina Oliveira Schiessl (PT), Nik Ângelo Imhof (MDB), Norberto Laurindo, o Beto Piconha (Podemos), Ricardo Gianesini, o Rick Zanata (Patriota), e Rogério dos Santos (DEM).

Na mesma sessão, Ari Vequi (MDB) e Gilmar Doerner (DC) tomaram posse, respectivamente, nos cargos de prefeito e vice-prefeito. No Poder Legislativo, o titular do DC, Jocimar dos Santos de Lima, foi substituído recentemente pelo primeiro suplente do partido, Natal Carlos Lira.

“A Câmara também governa”

O orador dos parlamentares durante a cerimônia de instalação e posse da 9ª Legislatura de Brusque – a contar da promulgação da Constituição Federal de 1988 – foi Nik Ângelo Imhof. Num discurso em que ressaltou aspectos históricos da casa legislativa, o papel da Câmara na esfera pública, as funções dos vereadores e a interlocução destes com a população, ele conclamou o plenário a “demonstrar à sociedade, em termos formativos e educativos, que a Câmara também governa, participa ativa e diretamente dos feitos, conquistas e ônus de suas decisões”.

Imhof defendeu a aproximação entre o Poder Legislativo e a vida comunitária, bem como a disseminação de conhecimento sobre as reais atribuições dos legisladores. “Precisamos pôr fim na histórica confusão de papeis entre Executivo e Legislativo. Não a título de concorrência, mas como um serviço à cidadania. Esta prática vem sendo adiada. Vamos executá-la!”, exclamou.

“Convoco a colega vereadora e os colegas vereadores para que a nossa prioridade seja sempre o bem comum e o direto de acesso de todo cidadão aos bens e aos frutos da prosperidade. Concito meus pares para que o nosso alvo sejam sempre as pessoas, o eleitor, o contribuinte e o consumidor. Não desviemos nossos propósitos do interesse público e das ações democráticas. Vamos dizer não a interesses personalistas. Fomos eleitos para servir a comunidade e não para privilegiar grupos”, prosseguiu.

Adiante, ele advertiu: “Os extremos não fazem bem. É preciso moderação e equilíbrio. O debate republicano sempre será o melhor caminho. Vamos apostar nos propósitos do novo governo. Aliados ou não, vamos estender as mãos, oferecer o voto de confiança e crer no seu potencial”.

“Levar a cidade ao desenvolvimento”

Ari Vequi também se manifestou. O prefeito relembrou momentos de sua trajetória de vida, como da vinda de Camboriú, onde nasceu, para Brusque, em 1978, e a vivência no bairro Santa Teresinha, onde reside. Ele comentou sobre experiências profissionais anteriores e enalteceu brusquenses que lhe deram oportunidades e o encaminharam na política, como o empresário e vereador emedebista Ivo Mário Melato, falecido em 2017.

“Serei o prefeito de todos os brusquenses, independentemente de partido político, religião, estarei à frente da municipalidade nos próximos quatro anos para poder levar nossa cidade ao desenvolvimento”, declarou o chefe do Executivo municipal.

Ao discorrer sobre funções já exercidas por ele junto ao setor público, Vequi destacou o cargo de chefe de gabinete do governador Luiz Henrique da Silveira (2003-2006; 2007-2010), que veio a falecer em 2015: “Foi o governador que mais esteve presente em nossa cidade. Trouxemos muitas obras, muitas ações”, disse.

Como prefeito, Vequi se comprometeu a realizar uma gestão pautada no planejamento: “Para que possamos entregar um futuro melhor à nossa população”, frisou. Segundo ele, a pandemia de Covid-19 é o assunto prioritário do governo neste momento: “Queremos que a vacina venha o mais rápido possível, para que possamos dar por encerrada essa etapa e começarmos uma outra na saúde pública do município”.

Câmara tem nova mesa diretora

A posse dos eleitos para Legislativo e o Executivo foi seguida da sessão de eleição da mesa diretora da Câmara para o biênio 2021-2022. O período terá o vereador Alessandro Simas como presidente, Déco Batisti como vice-presidente, Rick Zanata na função de 1º secretário e Jean Carlo Dalmolin na cadeira de 2º secretário (para saber mais sobre a eleição da mesa diretora, clique aqui).

Prevenção à Covid-19

Para atender aos protocolos de segurança em relação à pandemia de Covid-19, o evento foi restrito aos eleitos e seus convidados, servidores da Câmara e profissionais da imprensa credenciados para a cobertura jornalística. Tudo foi transmitido ao vivo pelo canal www.youtube.com/camaramunicipaldebrusque.