10/11/2009

Vereadores visitam Unidade Prisional Avançada de Brusque

Conforme sugerido pelo parlamentar Roberto Pedro Prudêncio Neto na sessão legislativa do dia 3 de novembro, os vereadores Ademir Braz de Sousa, Alessandro Simas, Dejair Machado, Edson Muller, Eduardo Hoffmann, Valmir Ludvig, Vilmar Bunn e Roberto Prudêncio fizeram uma visita a Unidade Prisional Avançada de Brusque na tarde desta terça-feira, 10.

Os legisladores foram recebidos pelo supervisor da UPA Odair Marcos Barbeiro que os acompanhou pelos ambientes da Unidade Prisional. Na ocasião, Barbeiro comentou que um grupo de detentos vem realizando trabalhos manuais num contêiner que fica no lado de fora do prédio, conforme a oferta de serviço por parte de algumas empresas.

O supervisor observou também que o limite de vagas está quase “estourando”. “Com mais de cem pessoas aqui a situação fica insustentável, e o problema é que chegamos a este número muito rápido”, disse Barbeiro.

Paralelo ao diagnóstico de que a UPA requer uma ampliação em breve, os vereadores apuraram durante a visita, que a rua de acesso a Unidade Prisional precisa ser concluída, já que a via utilizada atualmente para chegar ao local, pertence a um terreno particular. “Quando o terreno foi preparado para construção o acesso foi aberto sobre o terreno do Estado, mas depois com as chuvas ele foi ficando danificado e criou-se o hábito de utilizar esse outro caminho que já existia num terreno particular”, explicou Barbeiro.

A disponibilidade de um médico uma vez por semana para prestar atendimento no local é outra reivindicação do supervisor. “Nesta semana já tivemos a notícia de que a Secretaria de Saúde vai montar um espaço aqui e que um dentista vai começar a dar expediente uma vez por semana. Mas o ideal seria o atendimento médico também, pois hoje, temos que levar os detentos que necessitam de consulta ao Posto de Saúde do bairro Santa Luzia e em casos de emergência ao Hospital Azambuja”, descreveu o responsável.

Por fim, os vereadores assumiram o compromisso de pleitear junto a Prefeitura, reivindicações urgentes, como a conclusão do acesso a Unidade Prisional e o atendimento de um médico no local, bem como, lutar pela ampliação do espaço.