SESSÃO ORDINÁRIA (online, via aplicativo): 09/06 - 17H

20/05/2020

Comunidade

​Abril deverá figurar no Calendário Oficial de Brusque como Mês de Conscientização sobre o Autismo

Em primeira discussão e votação, vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária nº 10/2020, que institui o Mês de Conscientização sobre o Autismo no município de Brusque. A matéria foi apreciada durante a sessão ordinária realizada remotamente nesta terça-feira, 19 de maio.

Segundo proposta de autoria do vereador Deivis da Silva (MDB), a cada ano no mês de abril as secretarias municipais de Saúde, de Educação e de Assistência Social deverão realizar ações e eventos que promovam a discussão sobre o tema, com envolvimento da sociedade brusquense. As atividades poderão ser integradas à Associação de Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas de Brusque e Região (AMA), sugere o projeto.

Por meio da conscientização da comunidade, justificou o proponente do PL, é possível evitar a discriminação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), “possibilitando-lhes uma participação mais efetiva na vida em sociedade e no exercício de sua cidadania”. Durante a reunião virtual, o vereador citou a data estabelecida para o Dia Nacional da Conscientização sobre o Autismo — de 2 de abril —, pela Lei Federal n° 13.652/2018, corroborando para a escolha do referido mês no Calendário Oficial de Datas e Eventos do município.

O projeto passou pela avaliação da Comissão de Constituição, Legislação e Redação (CCLR), recebendo parecer favorável à aprovação. O texto ainda deve passar por segunda votação e discussão no Poder Legislativo, para então ser encaminhado à sanção do prefeito Jonas Paegle (DC).

Matérias relacionadas:

AMA Brusque solicita apoio da Câmara para conseguir sede própria e ampliar atendimento a crianças autistas

Símbolo mundial do autismo será obrigatório em placas de atendimento prioritário

Estacionamentos deverão inserir o símbolo mundial do autismo em placas de áreas preferenciais