AGENDA

Sessão ordinária : 31/03 - 17H

imprensa

09/03/2020

Ensino

​Comissão Especial de Educação prossegue com calendário de fiscalização a escolas municipais

Destaque

Visita da Comissão Especial de Educação ao CEI Padre Theodoro Becker, em 6 de março.

Os membros da Comissão Especial de Educação do Poder Legislativo têm dado continuidade às atividades fiscalizatórias definidas em seu cronograma de ações. Na última quinta-feira, 5 de março, eles visitaram a Escola de Ensino Fundamental (EEF) Rotary Club Companheiro Ayres Gevaerd e o Centro de Educação Infantil (CEI) Tia Denise, no bairro Volta Grande. Já na sexta-feira, 6, eles estiveram na EEF e no CEI Padre Theodoro Becker, no Bateas. Agora, subiu para sete o número total de estabelecimentos já fiscalizados pelos vereadores.

“Impressiona a vocação que encontramos nos profissionais da educação - professores, diretores, pessoal da cozinha e da limpeza -, que muitas vezes administram recursos aquém dos ideais para fazer algo muito importante: a educação das nossas crianças, que são o nosso futuro. Surpreende a mágica com que essas pessoas conseguem desenvolver esse trabalho”, ressalta Sebastião Alexandre I. de Lima, o Dr. Lima (PSDB).

O parlamentar é integrante do grupo que tem Marcos Deichmann (Patri) como presidente, Ana Helena Boos (PP) na função de relatora e mais Claudemir Duarte, o Tuta (PT), e Gerson Luís Morelli, o Keka (PSB). Eles iniciaram em fevereiro as visitas às escolas da rede pública municipal, pela EEF Professora Adelina Zierke, no São João, o CEI Alberto Pretti, no Limeira, e a EEF Edith Krieger Zabel, no Dom Joaquim.

Paralelamente às diligências presenciais, o trabalho avança também por outras frentes. No site da Câmara - www.camarabrusque.sc.gov.br - professores, diretores, demais servidores e presidentes das associações de pais e professores (APPs) são convidados a responder a uma pesquisa que visa subsidiar um panorama da educação pública de Brusque, por meio da abordagem de temas como infraestrutura física, áreas de esporte e lazer, laboratórios de informática, materiais didáticos, merenda, segurança, entre outros.

A essa iniciativa, soma-se um questionário em meio físico, utilizado para a apuração de informações complementares à pesquisa online, aplicado durante as visitas presenciais às unidades escolares. Além disso, os vereadores analisam o relatório da Comissão Especial da Educação da legislatura passada, a fim de verificar o atendimento das recomendações indicadas naquela oportunidade ao Poder Executivo.

De acordo com Deichmann, demandas pontuais serão repassadas à Secretaria Municipal de Educação antes mesmo da conclusão do relatório final dos trabalhos, por meio de proposições apresentadas ao plenário da Câmara.

"Juntos por causa nobre"

O diretor da EEF Ayres Gevaerd, Celerino Rauber, avalia positivamente a presença dos parlamentares no educandário: “Através das perguntas que nos fizeram, deu pra ver que eles têm uma visão bastante ampla da escola. Certamente, perceberam que há dificuldades a serem sanadas e também muitas coisas que já foram resolvidas ou que estão em processo de solução. A visita é muito produtiva, eu penso que é uma ideia muito válida e que pode dar resultados positivos, no final da história, para a educação”.

A diretora do CEI Tia Denise, Adriana Teresinha de Oliveira Bittencourt, destaca a frequência com que gostaria de ver a fiscalização legislativa atuando nas escolas: “A última comissão veio em 2015, nós estamos em 2020. Por que levar cinco anos? Acho que essa comissão é válida, sim, no mínimo uma vez por ano, porque daí essa é a transparência que a gente pode ter”.

Por sua vez, a diretora do CEI Padre Theodoro Becker, Maria Vanete Pieper, expressou satisfação com a visita: “O nosso trabalho é árduo e constantemente buscamos o melhor. Sentimo-nos orgulhosos quando os vereadores chegam para observar esse trabalho e ver o quanto produzimos e avançamos. Então, com certeza, se for para contribuir, esperamos que venham mais vezes e estejam juntos conosco nesta causa tão nobre que é a educação”.

Agenda - 12 e 13 de março

Estão programadas para esta semana mais quatro diligências da comissão especial, na EEF Augusta Knorring e na EEF Lions Club Companheiro Oscar Maluche, as duas no Steffen, na quinta-feira, 12; e na EEF Georgina de Carvalho Ramos da Luz, no São Pedro, e no CEI Max Rodolfo Steffen, no Steffen, na sexta-feira, 13.

Resultados

Clique aqui e confira o resultado da pesquisa referente à EEF Professora Adelina Zierke.

Clique aqui e confira o resultado da pesquisa referente ao CEI Alberto Pretti.

Clique aqui e confira o resultado da pesquisa referente a EEF Edith Krieger Zabel.

Clique aqui e confira o resultado da pesquisa referente a EEF Rotary Club Companheiro Ayres Gevaerd

Clique aqui e confira o resultado da pesquisa referente ao CEI Tia Denise

Clique aqui e confira o resultado da pesquisa referente a EEF Padre Theodoro Becker

Clique aqui e confira o resultado da pesquisa referente ao CEI Padre Theodoro Becker

    Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;

    veja também