AGENDA

SESSÃO ORDINÁRIA : 24/05 - 18H

imprensa

11/02/2009

Ludvig sugere abertura das escolas à comunidade nos finais de semana

Ao manifestar-se na tribuna durante a sessão ordinária de terça-feira, 10 de fevereiro, o vereador Valmir Coelho Ludvig (PT) falou sobre um anteprojeto de lei que propõe a regulamentação do uso das escolas nos finais de semana, feriados e em dias em que não há atividades regulares. "Entendemos que esse projeto tem um grande alcance social por se tratar de uma alternativa concreta para crianças, jovens e adultos. E esse espaço pode ser aberto à comunidade sem necessidade de investimento por parte da prefeitura. A organização dos eventos não caberia às escolas e sim para a comunidade, já que no momento em que muito se fala em combate às drogas e a violência, teríamos aí uma forma de fornecer atividades sadias a esse público", justificou Ludvig.

O vereador observou que "o lazer é cada vez mais caro, e sobra para as camadas mais pobres apenas a televisão, diga-se de passagem de péssima qualidade em sua grande parte. Assim, o espaço da escola pode ser também para o adulto e para programas sadios de lazer em que toda a família seja envolvida. O projeto é uma forma de socializar o lazer, o esporte e a cultura", destacou o parlamentar, comentando ainda que muitas escolas já estão abertas para isso, mas que a lei vem regulamentar como o espaço poderá ser utilizado.

A proposta de Ludvig recebeu apoio dos edis Ademir Braz de Sousa (PMDB), Alessandro Simas (PR) e Jonas Paegle (DEM)

Segundo Ademir, "o Governo do Estado já criou um projeto desse porte, o Escola Aberta, que hoje em Brusque é desenvolvido na Escola João XXIII, mas que pode ser aperfeiçoado e ampliado".

Simas também apontou a importância do projeto. "Falamos tanto em deixar um planeta melhor para os nossos filhos, porém, temos que pensar também em deixar filhos melhores para o nosso planeta e esse tipo de projeto vem contribuir para isso".

Por fim, Jonas garantiu que "a utilização das escolas rouba a oportunidade de as crianças buscarem as drogas e outras atividades inadequadas. Portanto, vem ajudar no desenvolvimento sadio das crianças, jovens e adultos".

Áudio Relacionado

    Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;

    veja também