Sessão ordinária: 27/02/2020 - 17H

14/02/2020

​Jean Pirola critica o governo de Santa Catarina por não conceder permissão de uso de veículo à Defesa Civil de Brusque

Em pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira, 11 de fevereiro, o vereador Jean Pirola (PP) reiterou o pedido levantado pelo vereador Marcos Deichmann (PATR), para integração de órgãos públicos como o Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan), a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), a Secretaria de Obras e a Defesa Civil de Brusque, para liberação e fiscalização de construções no município.

Pirola disse concordar com Deichmann acerca do caso de uma construção iniciada em um terreno nas proximidades da Rua Carlos Ristow, que teria agravado problemas causados pelas chuvas em residências do entorno. “Mas eu também posso falar, em nome de um empreendedor, que ele mesmo quer isso. Ele entra com um pedido no Samae, leva cerca de seis meses para fazer o estudo de viabilidade. Depois ele leva na Secretaria de Obras e leva mais seis. Aí passou um ano e nesse período o terreno já mudou, veio chuva, tem cratera, caíram árvores, já fez de tudo”, contrapôs o vereador.

Ele argumentou que também há prejuízos aos empresários. “Eles fazem um estudo de viabilidade, que é positivo, e depois passam pela burocracia de até 5 anos para poder liberar o empreendimento e, acaba acontecendo essas desgraças aí”.

Defesa Civil

Ainda sobre os transtornos pluviais ocorridos em vários pontos da cidade na última semana, Pirola relatou que, na posição de voluntário da Defesa Civil, observou a presença de quatro camionetes estacionados no prédio da instituição. Para a revolta do vereador, o mesmo verificou que o único veículo em funcionamento era o mais antigo – ano 1999 –, uma doação feita pelo Corpo de Bombeiros Militar. Outras duas camionetes que também foram doadas pela corporação não estavam funcionando e o quarto veículo, o mais novo entre todos, não pode ser utilizado por pertencer ao governo do estado de Santa Catarina.

“A única com condições 4x4 para subir os morros que nós subimos, não pode ser usada por que ela é do estado. A Defesa Civil subindo e descendo morro com um Up! e um Gol [modelos da Volkswagen], por que o coordenador regional não foi até lá para autorizar a utilização de um veículo que ficou parado o tempo todo”, lamentou.

O vereador concedeu elogios à equipe da Defesa Civil e aos voluntários da instituição, pelo trabalho prestado no período. Também registrou agradecimentos à Fundema, pelo empréstimo de veículo com tração 4x4 e à Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram), pelo apoio prestado nas ocasiões.