AGENDA

Sessão ordinária: 18/02/2020 - 17H

imprensa

21/11/2019

Pronunciamento

​Dr. Lima destaca visita de alunos do SESI EJA à Câmara e outros temas

Destaque

O vereador Sebastião Alexandre Isfer de Lima, o Dr. Lima (PSDB), ocupou a tribuna durante a sessão ordinária desta terça-feira, 19 de novembro, para falar sobre a visita que a turma de alunos do SESI EJA - Educação de Jovens e Adultos fez à Câmara Municipal na noite do dia anterior. Na oportunidade, ele, que é médico, compartilhou com os visitantes informações relacionadas ao câncer de pulmão. Dr. Lima parabenizou a iniciativa da escola e anunciou um novo encontro, que viria a acontecer mais tarde, também no plenário, com os mesmos estudantes, que desta vez acompanharam a reunião dos vereadores.

Escola Paquetá

Num segundo momento, o parlamentar pediu atenção do governo municipal para com a necessidade de reforma da quadra de esportes da Escola de Ensino Fundamental Paquetá. Ele lembrou que essa solicitação foi elencada pela comunidade do respectivo bairro quando da realização de uma sessão itinerante da Câmara naquele educandário, em julho. A demanda chegou a ser oficializada na Indicação 161/2019, dirigida ao Poder Executivo. Segundo Dr. Lima, as obras no revestimento da estrutura custariam, em média, R$ 20 mil.

Automutilação e suicídio infanto-juvenil

Outro assunto abordado pelo orador foi o expressivo número de casos de automutilação e tentativas de suicídio entre crianças e adolescentes. Nesse sentido, ele apresentou a Indicação 239/2019, na qual sugere ao prefeito Jonas Oscar Paegle (PSB) que avalie “a possibilidade de implantação de um programa que mantenha assistência psicológica permanente no âmbito da rede municipal de ensino”.

De acordo com a proposição, “a ideia é promover a saúde mental e proporcionar um acompanhamento dos estudantes em torno de comportamentos que se materializam na automutilação e nas tentativas de suicídio, garantindo-se o acesso à atenção psicossocial assegurada pela Lei Federal nº 13.819/2019”.

“Vejo que este seria um trabalho social relevante e não podemos deixar passar mais tempo, correndo o risco de perder crianças por não ter tomado uma atitude efetiva com relação à essa prevenção”, argumentou.

Segurança Pública

Outra questão levantada pelo parlamentar foi a segurança de quem transita a pé pela avenida Beira Rio, tendo em vista os constantes relatos de assédios, assaltos, roubos, furtos, ameaças e outras situações. De acordo com o vereador, a Polícia Militar tem intensificado as rondas no local, a fim de garantir a tranquilidade dos munícipes.

Ele sugeriu, ainda, que sejam instaladas cercas de proteção entre as calçadas da avenida e as margens do rio Itajaí-Mirim, com o objetivo de evitar que as capivaras invadam a pista e acabem causando acidentes de trânsito.

Cemitérios

Por fim, o orador expressou preocupação com as vagas disponibilizadas em cemitérios da cidade, propondo a hipótese de instalação de um crematório em Brusque. 

    Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;

    veja também