COLETIVA DE IMPRENSA - COMISSÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO: 21/11 - 16H

17/10/2019

​Tuta Duarte cobra decoração alusiva à Fenarreco no Centro de Brusque

Na sessão ordinária desta terça-feira, 15 de outubro, o vereador Claudemir Duarte, o Tuta (PT) se pronunciou a respeito da decoração da 34° edição da Festa Nacional do Marreco, a Fenarreco. O parlamentar disse ter sido cobrado da população quanto à falta de enfeites na cidade, fazendo alusão às festividades de outubro. Ele fez comparações com a decoração de festas típicas da época na região, como a Marejada, em Itajaí e a Oktoberfest, em Blumenau.

“Pelo o que Fenarreco atrai para a rede hoteleira e comercial da cidade, a Prefeitura tem que olhar de forma diferenciada, para poder capitalizar essas pessoas que vêm pra Blumenau e Itajaí, para que também passem por Brusque”. O parlamentar citou os trabalhos da Associação Empresarial de Brusque (AMPE) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) na divulgação dessas das festividades. Na tribuna, o vereador supôs que turistas que passem pelo Centro, talvez pensem que a Fenarreco não existe mais.

“A cidade não tem clima nenhum de Fenarreco. Deixo essa questão na Casa do Povo porque realmente algumas pessoas me questionaram”, afirmou ao plenário. “Nós temos orgulho em dizer que a Fenarreco é de Brusque. Só que esse cuidado que se tinha, em embelezar a cidade e receber as pessoas, deixou muito a desejar”, reiterou.

Em aparte, Gerson Morelli, Keka (PSB) corroborou com o discurso de Tuta, dizendo que até o desfile ficou sem clima de festa, pela falta de enfeites. Marcos Deichmann (Patriota) afirmou que também recebeu questionamentos da população, não só pelos adornos, mas também pela precária sonorização do desfile.

Por fim, Tuta reiterou que espera decoração mais massiva para as festividades do Natal de Brusque. “Cortar despesa não vem ao caso. Sabemos que há várias entidades, inclusive o pessoal do artesanato, que contribui muito”, acrescentou.