SESSÃO ORDINÁRIA (online, via aplicativo): 22/09 - 17H

10/10/2019

​Keka Morelli propõe criação da Semana das Etnias e de lei municipal de incentivo ao esporte

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta terça-feira, 8 de outubro, o vereador Gerson Luís Morelli, o Keka (PSB), falou sobre projeto de lei de sua autoria, em trâmite na Câmara Municipal, que propõe a instituição, no calendário oficial de datas de Brusque, da “Semana das Etnias”, a ser celebrada anualmente na última semana de novembro, com ações que promovam a valorização e o respeito às diversas culturas e à diversidade étnico-racial constituinte da sociedade brusquense.

“Seria uma forma de integração de tantas pessoas de etnias diferentes que a gente tem aqui [na cidade], venezuelanos, haitianos, italianos, alemães, poloneses. Fazer rodas de conversas, trazer esses grupos para conversar aos finais de semana, para poder integrar esse pessoal que está chegando e que eles possam, além de trabalhar, ter momentos de lazer e descontração, além de divulgar as suas origens”, argumentou o parlamentar.

“A intenção não é apenas valorizar as origens, mas fomentar a compreensão, o diálogo e o respeito entre os diversos grupos étnicos que, de forma constante e mutável, formam a população brusquense”, defendeu.

Lei de incentivo ao esporte

Por meio de indicação dirigida ao Poder Executivo, Keka também apresentou um anteprojeto de lei que “dispõe sobre incentivos fiscais para apoio à realização de projetos esportivos e dá outras providências”. No texto, ele pede a análise criteriosa da adoção da proposta.

A indicação destaca que a ideia advém do Conselho Municipal de Esportes e prevê a possibilidade de pessoas físicas e jurídicas destinarem a projetos esportivos até 30% do valor devido do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). “É um projeto que vem a beneficiar principalmente as escolinhas e as equipes de base de Brusque”, afirmou.

Conselho Tutelar

Ao abrir seu pronunciamento, o orador cumprimentou Ana Cláudia Drosdosky, que compareceu ao plenário para agradecer pelo apoio recebido enquanto candidata a uma das cinco vagas no Conselho Tutelar de Brusque. Ela não obteve êxito na eleição. Por fim, o vereador parabenizou os conselheiros tutelares eleitos pelo município no último domingo, 6.