COLETIVA DE IMPRENSA - COMISSÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO: 21/11 - 16H

03/10/2019

​Jean Pirola destaca números apresentados pela Prefeitura em audiência de avaliação de metas fiscais

Ao abrir seu pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira, 1º de outubro, o vereador Jean Pirola (PP) enalteceu um projeto desenvolvido por alunas do Colégio Cônsul Carlos Renaux, com foco na campanha Outubro Rosa. Ele parabenizou o grupo de estudantes envolvidas com a iniciativa, do qual faz parte sua filha, Ana Clara.

“Tenho certeza que a escolha delas foi excelente. Meninas de 11 e 12 anos já estão trabalhando com a conscientização da prevenção ao câncer de mama. Tenho certeza de que, se todas elas abraçarem essa causa, a diminuição do câncer de mama será muito grande através da prevenção”, afirmou o parlamentar.

Contas da Prefeitura

Em seguida, Pirola falou sobre a audiência pública presidida por ele na segunda-feira, 30 de setembro, ocasião em que a Prefeitura apresentou as Metas Fiscais do 2º Quadrimestre de 2019.

“Os números demonstraram que a administração pública está trabalhando com os pés no chão, pensando na comunidade e com responsabilidade. Isso me deu uma tranquilidade muito grande, de que não estaremos ao final desta legislatura devendo contas. A administração está trabalhando da forma como deve ser, com transparência, sem fazer gastos exorbitantes e, principalmente, pensando na qualidade de vida das pessoas”, ressaltou o vereador.

No telão do plenário, ele exibiu dados tornados públicos ao longo da audiência pelo Poder Executivo, como o resultado primário apurado desde o início do ano, de R$ 32,3 milhões. “As receitas primárias alcançaram R$ 276,1 milhões e as despesas, R$ 243,7 milhões”, informou.

Destacou também que as ações e serviços públicos em Saúde demandaram, até o momento, R$ 65,2 milhões - ou 21,91% da receita líquida de impostos. “Lembrando que o município tem a obrigação de gastar 15%”, frisou.

“Para a Educação, até agosto já foram destinados R$ 68,5 milhões, equivalentes a 23,07% do orçamento [da receita líquida de impostos]. Lembrando que o percentual obrigatório é de 25% nessa área”, observou adiante.

Outros números expostos pelo vereador foram os gastos com pessoal referentes ao período de setembro de 2018 a agosto de 2019: R$ 196 milhões com servidores ligados ao Poder Executivo; e R$ 5,3 milhões com servidores do Poder Legislativo. Nesses casos, os percentuais correspondentes à receita corrente líquida são de 47,97% e 1,31%.