AUDIÊNCIA PÚBLICA - PLC 17/2019 (ÁREA INDUSTRIAL DA LIMEIRA): 18/10 - 14H

SESSÃO SOLENE - ENTREGA DE COMENDAS: 22/10 - 18H

AUDIÊNCIA PÚBLICA - PLC 15/2019 (PLANO DIRETOR DO JARDIM MALUCHE): 24/10 - 17H

05/09/2019

Dr. Lima comenta resultados do mutirão de oftalmologia promovido em Brusque

O vereador Sebastião Alexandre Isfer de Lima, o Dr. Lima (PSDB), comentou durante a sessão ordinária desta terça-feira, 3 de setembro, a respeito da reunião da qual ele, a vereadora Ana Helena Boos (PP) e o vereador Leonardo Schmitz (DEM) participaram na segunda-feira com o secretário municipal de Saúde, Humberto Fornari.

Segundo Dr. Lima, o encontro esteve pautado nos resultados do mutirão de consultas oftalmológicas promovido em Brusque entre o fim de julho e o início de agosto, e outros municípios catarinenses, pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi) e a Prefeitura.

Ele apresentou dados relacionados à ação e salientou o atendimento à demanda represada na especialidade: “Em Brusque, foram realizadas quase três mil consultas, que custariam R$ 300 mil para a Secretaria de Saúde. Para o município, o custo ficou em R$ 17,7 mil. A Prefeitura só precisou arcar com a alimentação e a estadia dos médicos. Então, a economia gerada foi de aproximadamente R$ 280 mil”.

“Cento e sessenta pacientes foram selecionados para cirurgias”, acrescentou. “A secretaria consegue encaminhar cerca de 60 cirurgias ao mês por meio dos serviços de oftalmologia, mas, no momento, há uma certa deficiência e não estão conseguindo”.

O parlamentar disse, ainda, que a Secretaria de Saúde resolveu brevemente um problema identificado no decorrer mutirão: “Comerciantes da parte de óticas denunciaram que uma empresa vinda de fora estaria praticando preços pouco competitivos. Dada a falta de documentação dessa empresa, a secretaria conseguiu fazer com que ela fosse lacrada”.

Alta complexidade no Azambuja

Por fim, o vereador anunciou que será agendada uma reunião, para a qual todos os vereadores serão convidados, no hospital de Azambuja, para tratar sobre o credenciamento da unidade para a realização de procedimentos de alta complexidade, a princípio na área de ortopedia.