SESSÃO ORDINÁRIA : 24/05 - 18H

05/02/2009

Simas registra instalação de Universidade Federal no Oeste catarinense

A manifestação do vereador Alessandro Simas (PR) durante a sessão ordinária do dia 5 de fevereiro, justificou proposição de sua autoria, quanto ao envio de mensagem ao deputado federal Claudio Vignatti, parabenizando-o pelo sucesso alcançado na implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Segundo Simas, é preciso valorizar as pessoas que lutam pela nossa cidade e pelo nosso estado, independente da cor partidária.

O vereador explicou que desde 2005, Vignatti vinha lutando pela causa junto a entidades civis e comunidade do Oeste catarinense. "Assim, iniciou-se o trabalho para a realização de um sonho que era a criação de uma Universidade Federal no Oeste Catarinense, e no final de 2008 foram levados ao Ministério da Educação as reivindicações, o histórico e as necessidades diagnosticadas. Logo, a partir da próxima semana, vai ser montada uma comissão para instalação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Essa Universidade Federal será instalada com 17 cursos. Além da sede na cidade de Chapecó, terão mais quatro campi, em Realeza e Laranjeiras do Sul no Paraná, Erechim e Serro Largo no Rio Grande do Sul", especificou.

Simas informou que inicialmente, a tutora da nova instituição de ensino vai ser a Universidade Federal de Santa Catarina. "Já estão aprovados no Plano Plurianual da União R$ 15 milhões para a obra da universidade. Portanto, semana que vem terá início a última fase do projeto, que engloba a construção dos campi e a formalização do concurso público dos professores, para já no final de 2009, ser realizado o primeiro vestibular com começo das aulas previsto para 2010", considerou o parlamentar, observando que a conquista merece o devido reconhecimento, já que depois de 40 anos o Estado vai ganhar sua segunda Universidade Federal.