SESSÃO ORDINÁRIA - HOMENAGEM A CARLOS PRUDÊNCIO : 10/12 - 17H

PREGÃO PRESENCIAL nº 02/2019 (equipamentos para o Programa TV Câmara WEB HD): 11/12 - 13H

07/08/2019

Paulinho Sestrem cobra políticas públicas mais eficazes para evitar aumento do número de moradores de rua

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta terça-feira, 6 de agosto, o vereador Paulinho Sestrem (PATRI) cobrou do governo municipal a promoção de políticas públicas que venham a atender um problema social cada vez mais evidente nas ruas de Brusque: o crescimento do número de moradores de rua e, com isso, da sensação de insegurança, particularmente na região central da cidade.

No telão do plenário, ele exibiu um vídeo com relatos de comerciantes e funcionários dos estabelecimentos próximos ao Terminal Urbano, preocupados com a situação. Na gravação, as reclamações mais frequentes são relacionadas à sujeira, perturbação do sossego, pedidos por comida ou dinheiro, ameaças em caso de negativa a esses pedidos, incômodo a clientes - com consequentes prejuízos aos negócios, e ocupação da praça Gilberto Colzani. Os depoimentos expressos na gravação também criticam a atuação do poder público frente à questão.

Em aparte, manifestou-se Sebastião Alexandre Isfer de Lima, o Dr. Lima (PSDB), que na mesma sessão prestou homenagem às ações de cunho voluntário dedicadas à recuperação de dependentes químicos, com ênfase aos trabalhos desenvolvidos pela Fazenda Canaã e o Projeto Vida em Brusque. Dr. Lima parabenizou Sestrem pela abordagem do assunto, correlato ao tema por ele levantado, e acrescentou: “Precisamos que o poder público tome as atitudes necessárias, dentro da legalidade, pois temos problemas bem sérios e os cidadãos estão abandonados com relação a essas soluções”.

Sestrem disse que já solicitou providências ao secretário de Assistência Social, Deivis da Silva e que recentemente a Polícia Militar teria feito abordagens nas redondezas do Terminal Urbano - “mas o problema não se resolve e vem aumentando diariamente a população de rua na cidade, está fugindo do controle” - destacou o orador, reconhecendo, em seguida, a atuação de instituições que contribuem para a amenizar o problema, como as mencionadas por Dr. Lima.

Albergue

O orador também se declarou decepcionado com a estrutura, o ambiente e a localidade do Albergue Municipal, que fica na Rua Dr. Penido, no Centro. “Já tem comentários fortíssimos de que o empreendimento que está saindo ali do lado não vai permitir que o albergue permaneça onde está, vai ter uma pressão muito forte pra sair”, afirmou. “Além disso, chegou a mim a denúncia de que aquele local não possui alvará sanitário”.

Para Sestrem, as políticas públicas de Assistência Social da Prefeitura de Brusque não têm surtido efeito e precisam ser repensadas.