MULHER, O QUE TE PRENDE? - SEGUNDO ENCONTRO: 19/09 - 19H

LICITAÇÃO - PREGÃO 01/2019: 27/09 - 14H

06/06/2019

​Keka Morelli reivindica manutenção e limpeza do Bosque do Garapuvu, no Jardim Maluche

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta terça-feira, 4 de junho, o vereador Gerson Luís Morelli, o Keka (PSB), solicitou ao governo municipal a manutenção e a limpeza da Área de Relevante Interesse Ecológico do Bosque do Guarapuvu, localizada no bairro Jardim Maluche. O pedido é foco da Indicação 123/2019, apresentada por Keka em coautoria com a vereadora Ana Helena Boos (PP).

Na proposição, os parlamentares justificam que “a medida de conservação solicitada tem por objetivo garantir o uso pleno e seguro do espaço por toda a comunidade, em especial pelas crianças do Espaço de Educação Renascer, que semanalmente desenvolvem atividades extracurriculares no local”.

Para tratar da situação, o vereador disse que providenciou uma reunião, agendada para esta quinta-feira, 6, entre o prefeito Jonas Oscar Paegle (PSB) e crianças do educandário, da qual também deveria participar a presidente da Associação de Moradores do Jardim Maluche (Amasc), Ana Maria Leal.

Apoio

Os vereadores Sebastião Lima, o Dr. Lima (PSDB), e Jean Pirola (PP), contribuíram com a argumentação do orador. “Reforço que seja tomada alguma atitude, pois se trata de um espaço muito nobre e que a população não está podendo frequentar”, afirmou Dr. Lima. “Não são só drogas e sexo, mas moradores dos arredores que jogam ali sobras de jardim, alegando que é para fazer adubo, mas, na verdade, é só falta de cuidado”, criticou Pirola.

Ana Helena Boos (PP) lembrou que a manutenção do bosque é responsabilidade da Amasc, enquanto que a fiscalização do local é atributo da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema). “A associação, de repente, não tem condições de manter o local limpo, mas talvez poderia ser feita uma parceria com o poder público, para tirar o lixo, porque tem até latas de azeite e cerveja”, respondeu Keka. “Ali perto, tem quatro escolas que também tem interesse em ajudar a manter”, acrescentou.

Paulinho Sestrem (Patriota) sugeriu que seja marcada uma reunião que inclua também a Fundema: “Devemos se unir e fazer essa cobrança em conjunto, como também uma campanha educativa no local”, propôs.

Claudemir Duarte, o Tuta (PT), levantou a ideia de o bosque ser apadrinhado por uma empresa da cidade, que possa contribuir com a sua manutenção, como acontece com a pracinha do bairro Cerâmica Reis e outros locais. “Essa parceria pode surtir efeito”, frisou.

Quadra polivalente

Por fim, Keka expressou satisfação com o projeto de construção de uma quadra polivalente de areia nas proximidades da Arena Multiuso. Ele desejou que o espaço seja concluído o mais breve possível, de modo a viabilizar atividades como, por exemplo, jogos comunitários de verão e o treinamento de equipes esportivas. Na sessão de 7 de maio, o vereador chegou a pedir ao Executivo que aproveitasse o terreno perto da Arena para essa finalidade.