RECESSO PARLAMENTAR: 17/07 - 31/07

SESSÃO SOLENE - TÍTULOS DE CIDADÃO HONORÁRIO: 01/08 - 19H

29/03/2019

​Paulinho Sestrem pede que comunidade preencha o questionário para o Plano de Mobilidade

Em pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira, 26 de março, o vereador Paulinho Sestrem (PRP) falou sobre o andamento do Plano de Mobilidade do município. O parlamentar visitou a equipe técnica do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) que está elaborando o projeto, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Brusque e o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha.

Questionário

Com intuito de contribuir para a etapa “levantamento de dados de origem e destino”, a equipe elaborou um questionário aberto à comunidade. O formulário, explica o vereador, está sendo distribuído fisicamente em alguns pontos da cidade e também pode ser acessado em plataforma virtual. “Temos que chegar a meta de, pelo menos, 5% da população no preenchimento, para que a gente tenha essa possibilidade de planejamento”. Após coletadas as informações, explica o parlamentar, serão inseridas em software específico para dar prosseguimento às outras etapas.

Software

Sestrem apresentou, em tribuna, vídeo comentado pela professora de Arquitetura e Urbanismo da Unifebe, Patricia Kuwer, demonstrando o software de origem alemã PTV VISUM, que faz simulações a partir das condições atuais de mobilidade em Brusque. Com base no mapa do município, foram inseridas na plataforma todas as vias reais com informações de tráfego, como capacidade, velocidade, classificação e sentidos, explicou Kuwer.

Como resultado, a ferramenta irá gerar um diagnóstico, identificando os pontos de estrangulamento, lentidão e maior utilização pelos usuários. Após isso, a equipe irá elencar possíveis alterações no sistema viário, propondo por meio do software, ruas que poderiam ter nova configuração, novas rotas para transporte público e etc. “Vai contribuir muito para o poder público e deve ficar com a Unifebe pelos próximos anos”, disse Sestrem.