28/02/2019

Paulinho Sestrem destaca oficinas voltadas à elaboração do Plano de Mobilidade de Brusque

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta terça-feira, 26, o vereador Paulinho Sestrem (PRP) falou sobre a programação de oficinas comunitárias organizadas pela equipe de Desenvolvimento do Plano de Mobilidade de Brusque, que conta com representantes da Prefeitura, por meio da Secretaria de Trânsito e Mobilidade e Unifebe. Os bairros Jardim Maluche e Santa Terezinha receberam o evento dias 19 e 27 de fevereiro, respectivamente.

“O [Poder Executivo] tem até junho para confeccionar o Plano de Mobilidade”, alertou o parlamentar. “Provavelmente também teremos uma audiência pública aqui na Câmara para tratar desse assunto, mas é importante a comunidade participar [das oficinas] com sugestões. Convocamos encarecidamente a população para os encontros que ocorrerão perto de suas casas. É quase uma obrigação”, prosseguiu. “Vamos definir o nosso plano de mobilidade para os próximos 30 anos. Estamos falando de qualidade de vida, meios de locomoção. Este é o caminho para discutirmos e não errarmos”.

Sestrem pediu que as ações voltadas à mobilidade sejam descentralizadas e não tenham como foco somente a avenida Beira Rio. Entre outras demandas, ele destacou a necessidade de construção de mais uma ponte na área central, a duplicação da rodovia Antônio Heil no trecho que compete ao município e a viabilização de um anel viário que desloque da Beira Rio o trânsito de passagem entre cidades - como Itajaí e Guabiruba, ou esta e Blumenau. Essas obras, observou, precisam constar no documento para que Brusque consiga pleitear recursos junto ao governo federal e executá-las. “O Plano de Mobilidade é tão fundamental que trabalha todos os modais, desde o pedestre até o ciclista, o motociclista, o motorista, o transporte coletivo”, ressaltou o orador.

Oficinas de março

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura divulgou nesta semana datas e locais das próximas oficinas sobre mobilidade. O horário é o mesmo para todos os bairros, das 18h29 às 21h30. Confira:

07/03 – Comunidades Limoeiro e Planalto – na residência da Sra. Clarinda (rua Osmar Lang, 183, Jardim Azaleia)

11/03 – Comunidades Rio Branco e Guarani – São Paroquial da Igreja São José do Operário, bairro Rio Branco

20/03 – Comunidades Volta Grande e Bateas – Galpão da Capela Santo Antônio

28/03 – Comunidades Águas Claras, Poço Fundo, Paquetá, Ponta Russa, Santa Luzia e Zantão – Paróquia São Judas Tadeu, Águas Claras

05/04 – Comunidades Limeira e Nova Brasília – CEI Nova Brasília

12/04 – Comunidades Dom Joaquim, Tomaz Coelho, São João e Cedrinho – Salão São Cristóvão em Dom Joaquim

16/04 – Comunidades Cerâmica Reis, São Pedro e Steffen – Salão da Comunidade Nossa Senhora Aparecida no Steffen

22/04 – Centro I, Centro II, São Luiz e Primeiro de Maio – Salão da Paróquia São Luiz Gonzaga.

Agradecimento

Ao abrir seu pronunciamento, Sestrem agradeceu ao Executivo pela ágil contratação de profissionais para a Escola de Ensino Fundamental Padre Carlos Fuzão, localizada na Nova Itália - a falta de servidores na unidade foi tema de um vídeo publicado recentemente nas redes sociais do vereador. Na gravação, ele denunciava que o educandário estava sem professores desde o início do ano letivo.